Media

Now faz um mês. “Diferenciação” (ainda?) não faz a diferença

Carla Borges Ferreira,

Ao fim de um mês, canal da Medialivre ficou longe das audiências da CNN Portugal no primeiro mês completo de emissão, segundo a análise da Dentsu/Carat. Aposta na "diferenciação" não fez a diferença.

São 10.195 os espectadores que, em média, assistiram ao Now, o novo canal de informação lançado pela Medialivre no dia 17 de junho. A completar um mês esta quarta-feira, e de acordo com a análise elaborada pela Dentsu/Carat para o +M, o canal obteve um share de 0,5% no primeiro mês, longe dos 2,2% do primeiro mês completo da CNN, em dezembro de 2023. A anunciada aposta na diferenciação, uma prioridade de Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre e diretor da CMTV e agora também do Now, não fez a diferença junto dos espectadores neste primeiro mês de emissão.

“Vamos ter um projeto diferenciado, vamos ter protagonistas em antena e vamos ter notícias. São essas as três razões principais para acompanhar a emissão do Now”, afirmava Carlos Rodrigues em entrevista ao ECO/+M. E quais são os números neste primeiro mês de emissão? O Now, do mesmo grupo da CMTV, ficou três décimas abaixo da RTP3, vista em média por 15.659 espectadores no período em análise. Na primeira posição surge a CNN Portugal, com um share de 2,5% e uma audiência média de 49.423 espectadores, seguida pela SIC Notícias, com um share de 1,8% e uma audiência média de 35.715 pessoas.

A CMTV, canal generalista também da Media Livre, regista no período um share de 5,4% e é vista em média por 108.743 mil telespectadores.

 

Na análise por faixas horárias, a CNN Portugal surge sempre na primeira posição, seguida pela SIC Notícias. Entre as 18h e as 20h e as 20h e as 24h são os slots horários nos quais os dois canais estão mais próximos, com, respetivamente, duas e três décimas, de distância. O Now oscila entre um share de 0,6% e 0,3%, situando-se, no horário nobre, nos 0,4%.

No perfil de telespectadores, o novo canal é visto sobretudo por homens, sendo de resto o mais vincadamente masculino (59,6%). Em termos de faixa etária, os telespectadores com mais de 75 anos surgem em maior percentagem, tal como acontece na CNN Portugal. Na SIC Notícias e na RTP3 a faixa mais representada é a situada entre os 45 e os 54 anos.

No grupo sócio-económico, a classe D é a mais representada no consumo de todos os canais, sendo a SIC Notícias a estação que consegue maior penetração na classe B. Norte e Lisboa são as zonas do país nas quais os canais de informação são mais vistos.

Analisando a evolução ao longo dos últimos 18 meses, a CNN Portugal obtém uma média de 2,5% de share, a SIC Notícias de 1,8% e a RTP 3 de 0,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.