Hoje nas notícias: Imigrantes, Hospital da Cruz Vermelha e notários
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os imigrantes demoram cinco meses a encontrar trabalho, enquanto a generalidade dos jovens leva 11 meses, segundo um estudo do Observatório do Emprego Jovem. Há três a quatro entidades convidadas a apresentarem propostas vinculativas para o Hospital da Cruz Vermelha. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.
Jovens imigrantes demoram menos tempo a encontrar emprego do que a média
Um estudo do Observatório do Emprego Jovem revela que os imigrantes levam apenas cinco meses a encontrar trabalho, enquanto a generalidade dos jovens (entre os 16 e os 29 anos) em Portugal demora 11 meses. Os imigrantes representam um quinto dos colocados no mercado laboral, por norma suprindo a falta de mão-de-obra em setores menos atrativos e com salários mais baixos, como atividades administrativas, a indústria transformadora e o alojamento e restauração. No segundo trimestre de 2023, 18,5% dos 51.636 jovens desempregados inscritos nos centros de emprego eram imigrantes.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Venda do Hospital da Cruz Vermelha atraiu pelo menos três interessados
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Parpública estão a avançar com o processo de venda da CVP — Sociedade de Gestão Hospitalar, que detém o Hospital da Cruz Vermelha, sendo que pelo menos três entidades foram escolhidas para apresentarem propostas vinculativas. Neste momento, estão a ser feitas as due diligences, para que, de seguida, o CaixaBI — que está a assessorar a operação — avalie as propostas vinculativas e as hierarquize.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Notários alertam para problemas com contratos-promessa
A Ordem dos Notários alerta que as novas regras do IMT, que ainda não foram publicadas em Diário da República, fizeram com que quem estava em processo de compra de um imóvel atrasasse a realização da respetiva escritura — já que é nesse momento em que é pago o IMT –, o que pode, no entanto, implicar a perda do sinal já entregue ao vendedor. A nova lei permite em certos casos isentar de imposto a aquisição de casas para habitação por jovens até aos 35 anos.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso indisponível).
Bolseiros no Superior ultrapassam os 81 mil. São 19% dos inscritos
Neste último ano letivo, havia 81.619 bolsas atribuídas a estudantes do Ensino Superior, o que equivale a 19% do total de inscritos nas universidades e politécnicos. Ao todo, tinham sido submetidos 110.837 pedidos — um novo recorde, em linha com o contínuo aumento de inscrições. Em relação ao ano 2022/2023, houve mais 3.590 bolsas atribuídas. Esta segunda-feira, arranca a 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, com 55.313 vagas, sendo os resultados divulgados no dia 25 de agosto.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Recurso à arbitragem tributária cresce 70%
Até meados deste mês deram entrada 869 novos processos no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), um número que, comparando com o mesmo período do ano passado, em que foram contabilizados 521 novos processos, representa um crescimento de 67%. Se se mantiver este ritmo, o CAAD fecha o ano com mais de 1.700 novos processos, depois de em 2023 ter já ultrapassado, pela primeira vez, o limiar dos mil processos.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Imigrantes, Hospital da Cruz Vermelha e notários
{{ noCommentsLabel }}