Economia portuguesa teve o quarto pior registo da zona euro no 2º trimestre. Alemanha contrai-se
PIB da zona euro aumentou 0,3% na zona euro entre abril e junho face aos três meses anteriores, uma taxa idêntica à do arranque do ano. Portugal tem das taxas mais baixas.
A economia da zona euro cresceu 0,3% no segundo trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, com a Alemanha contrair-se em 0,1% e Portugal a ter o quarto pior registo trimestral (0,1%), de acordo com a estimativa rápida publicada esta terça-feira pelo Eurostat.
Os dados do organismo de estatística europeu indicam que, no segundo trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) ajustado sazonalmente aumentou 0,3% tanto na zona euro como na UE, em comparação com o trimestre anterior, uma taxa idêntica à registada no primeiro trimestre deste ano.
Entre os países da moeda única duas economias encolheram, Letónia (-1,1%) e a Alemanha (-0,1%). Aquele que é conhecido como o ‘motor’ da zona euro recuperou nos primeiros três meses do ano, com um crescimento de 0,2% em cadeia, após uma contração de 0,4% no quarto trimestre de 2023. No entanto, voltou a agora a cair.
Já o crescimento da Áustria foi nulo, com Portugal a seguir-se na lista dos piores registos. Entre os Estados-Membros para os quais estão disponíveis dados relativos ao segundo trimestre de 2024, a Irlanda (+1,2%) registou o maior aumento em comparação com o trimestre anterior, seguida pela Lituânia (+0,9%) e Espanha (+0,8%).
No retrato face a igual período do ano passado, no segundo trimestre, a economia dos países da moeda única avançou 0,6% e da UE 0,7%, após um aumento de 0,5% e 0,6%, respetivamente. Nesta comparação, Portugal inverte a tendência e regista a segunda maior subida (1,5%), apenas ultrapassado por Espanha (2,9%), enquanto as taxas de crescimento homólogas foram negativas para três países – Alemanha (-0,1%), Letónia (-0,4%) e Irlanda (-1,4%).
(Notícia atualizada às 10h45)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia portuguesa teve o quarto pior registo da zona euro no 2º trimestre. Alemanha contrai-se
{{ noCommentsLabel }}