Hoje nas notícias: Imigrantes, turismo e Livro Verde
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Governo prevê que o apoio de 2,5 milhões de euros, retirado do orçamento do Turismo de Portugal, irá permitir a formação de “mil imigrantes” para trabalharem no setor, pelo menos numa primeira fase. Uma greve dos tripulantes da easyJet entre 15 e 17 deste mês e uma provável paralisação na Groundforce a 31 e 1 de setembro ameaçam o turismo em agosto, o mês mais movimentado nos aeroportos portugueses. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.
Apoio de 2,5 milhões vai formar mil imigrantes no setor do turismo
A adjudicação de 2,5 milhões de euros do orçamento do Turismo de Portugal à criação de um “programa de integração de migrantes e refugiados”, conforme anunciado em julho pelo Governo no âmbito da apresentação do plano Acelerar a Economia, vai formar mil pessoas na sua primeira fase, segundo uma estimativa avançada por fonte oficial do Ministério da Economia. Sem adiantar datas, a mesma fonte refere que a “formação de mil imigrantes” prevê o “recurso à rede de escolas de hotelaria e turismo do Turismo de Portugal” — o que será pago por esta entidade –, assim como “a subsequente realização de estágio numa das empresas de turismo que venham a aderir ao programa”, a ser pago pelas próprias empresas.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Greve na easyJet e provável paralisação na Groundforce ameaçam turismo em agosto
A greve marcada pelos tripulantes de cabine da easyJet para os dias 15, 16 e 17 deste mês, a par de uma provável paralisação na Groundforce a 31 de agosto e 1 de setembro, ameaçam o turismo em Portugal em agosto. De acordo com a companhia aérea low cost, não serão realizados 164 dos seus 308 voos programados para os três dias de greve. Já a cumprir-se a greve admitida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) — o segundo mais representado na Groundforce, depois do SITAVA –, existe o potencial para afetar muitas mais transportadoras, dado o caráter transversal desta empresa.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Peritos propõem majoração no IRC de custos com planos de reforma
Os autores do Livro Verde da Segurança Social recomendam que os gastos das empresas com contribuições voluntárias para planos de pensões individuais, detidos pelos seus trabalhadores, passem a ser majorados para efeitos de determinação da matéria coletável em IRC. O objetivo é incentivar as entidades patronais a apostarem mais neste tipo de produtos, obtendo em contrapartida uma vantagem fiscal que não existe atualmente e, dessa forma, reforçar o sistema complementar de pensões na sua componente de planos de pensões individuais, o chamado terceiro pilar.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Governo e Parlamento com nota positiva dos portugueses
Numa escala de 0 a 5, o Governo e a Assembleia da República tiveram uma nota positiva de 3,1 no barómetro de julho da Intercampus, realizado numa altura em que o Executivo e os partidos iniciaram a negociação do próximo Orçamento do Estado. Ainda assim, não superam a avaliação dos inquiridos ao primeiro-ministro, que teve uma nota de 3,2 e é a que mais cresceu em julho em relação ao mês anterior.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Mais de 9,2 milhões de dias perdidos por absentismo no SNS até junho
Os casos de absentismo no Serviço Nacional de Saúde (SNS) na primeira metade do ano provocaram o equivalente a mais de 9,2 milhões de dias perdidos, dos quais perto de metade devido a doença. Com os serviços de urgência do país a continuarem a encerrar por falta de recursos humanos, enquanto alguns funcionam com equipas mínimas, e várias classes profissionais do setor a denunciarem exaustão, o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho diz que os gestores “devem tirar conclusões” destes números.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Imigrantes, turismo e Livro Verde
{{ noCommentsLabel }}