Hoje nas notícias: Preços, Moedas e reformas no Estado
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
As empresas dos principais setores de atividade preveem aumentar os preços de venda ao consumidor até outubro, o que pode atrasar o processo de desinflação. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assume que a capital está mais insegura: “As pessoas não têm esquadras e não veem a polícia na rua”. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.
Empresas preparam-se para voltar a subir preços
Todos os setores de atividade em Portugal estão a preparar novas subidas de preços de venda ao consumidor nos próximos meses. No inquérito de conjuntura de julho, baseado nas respostas de cinco mil empresas o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda nos próximos três meses “aumentou significativamente na indústria transformadora, na construção e obras públicas e no comércio e, de forma moderada, nos serviços”. A concretizar-se, este aumento de preços deverá atrasar o processo de desinflação.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
“As pessoas não têm esquadras e não veem a polícia na rua”, diz Carlos Moedas
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa assume que a capital está mais insegura. “As pessoas não têm esquadras e também não veem a polícia na rua”, afirma Carlos Moedas, em entrevista ao Diário de Notícias. O autarca considera também que é preciso melhorar a rede de transportes da Carris e que ainda há muito para fazer em matéria de habitação. A pouco mais de um ano das próximas eleições autárquicas, não descarta recandidatar-se.
Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Número de reformas na Função Pública sobe até junho
O número de reformas na Função Pública tem vindo a crescer de forma quase constante, tendo ultrapassado as 20 mil no ano passado pela primeira vez desde o programa de ajustamento. Os dados publicados na semana passada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) revelam um novo aumento na primeira metade do ano, de 9,6% em termos homólogos, o que se traduziu em 9.711 novas reformas de velhice ou invalidez na CGA.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Tribunais administrativos estão catatónicos, lamenta Ministério Público
O Departamento Central de Contencioso do Estado e Interesses Coletivos e Difusos do Ministério Público (MP), que pune as ilegalidades ambientais e urbanísticas, acusa os tribunais administrativos — onde estes litígios são dirimidos — de centrarem as suas decisões em questões meramente processuais, escusando-se assim a analisar as questões de fundo. No mais recente relatório anual de atividades do MP, os procuradores deste departamento lamentam mesmo “o facto — por todos conhecido e reconhecido — de esta jurisdição se encontrar catatónica”.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
EDP escolhe Évora para projeto europeu de energia fotovoltaica em centros históricos
A par com 46 parceiros de 13 países, a EDP coordena o projeto POCITYF, que tem Évora como uma das suas grandes estrelas e é financiado com fundos da União Europeia (UE). O objetivo é ajudar as cidades históricas a tornarem-se mais verdes e inteligentes, ao mesmo tempo que respeitam o seu património cultural. No total, vão ser instalados 305 quilowatts (kW) de produção fotovoltaica no centro histórico da cidade, na zona industrial e em Valverde.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Preços, Moedas e reformas no Estado
{{ noCommentsLabel }}