Presidente de Moçambique exonera ministro das Finanças
O presidente não adianta uma justificação para a saída de Max Tonela da pasta que assumia desde 2022 e que acontece a dois meses das eleições de 9 de outubro.
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, exonerou esta quinta-feira o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, cargo que passará a ser exercido em acumulação pelo primeiro-ministro, Adriano Maleiane.
Em comunicado, a Presidência da República refere que o chefe de Estado, “no uso das competências que lhe são conferidas” pela Constituição da República, “exonerou através de despacho presidencial Ernesto Max Elias Tonela do cargo de Ministro da Economia e Finanças”.
Não são adiantadas justificações para a saída de Max Tonela da pasta que assumia desde 2022 e que acontece a dois meses das eleições gerais de 09 de outubro. “Em despacho presidencial separado, o chefe de Estado nomeou Adriano Afonso Maleiane para o cargo de ministro da Economia e Finanças, em acumulação com as funções de primeiro-ministro”, acrescenta-se no comunicado.
Adriano Maleiane já tinha sido ministro da Economia e Finanças no primeiro Governo de Filipe Nyusi, desde 2015, até 2022, já no segundo mandato, quando a pasta foi assumida por Max Tonela.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente de Moçambique exonera ministro das Finanças
{{ noCommentsLabel }}