Reclamações em seguros de Vida: CA a melhor, Ageas Vida a pior

Em 2023, houve 1.054 queixas de clientes de seguros de vida, revelou a ASF. Veja o ranking da melhor para a pior entre as 14 companhias analisadas.

A seguradora CA Vida foi, no ano passado, a companhia com menos reclamações por cada 1.000 apólices de seguros de Vida temporários sem participação nos resultados, como são exemplo os seguros de vida ligados ao crédito à habitação ou ao consumo.

Os dados relativos a todo o ano de 2023 foram divulgados no Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2023, recentemente publicado pela ASF, entidade supervisora dos seguros, que apurou um rácio médio do conjunto do mercado de 0,28 reclamações por cada 1.000 pessoas seguras, considerando o universo de 1.054 reclamações para uma média anual de cerca de 3,7 milhões de pessoas seguras.

A ASF salienta ter classificado os 14 maiores operadores deste tipo de seguro, o mais comum, não incluindo companhias de pequena dimensão na comercialização deste tipo de produto.

Dimensão e bancassurance podem fazer diferença

A CA Vida, liderada por António Castanho, foi a melhor nesta análise com apenas 19 reclamações em 261 mil apólices ativas a que corresponde um rácio de 0,07. Seguem-lhe a BPI Vida e Pensões com um rácio de 0,13 em 200 mil apólices, e a Generali Tranquilidade com o mesmo rácio em 243 mil seguros ativos em média.

O grupo Ageas apresenta a Ocidental Vida no quarto lugar deste ranking, com 0,16 de rácio para 637 mil apólices, mas também tem a Ageas Vida que foi colocada em último lugar com 44 queixas nas suas 26 mil apólices, um rácio de 1,68.

Melhor que a média ficaram ainda a Fidelidade (0,18 em 916 mil apólices), Mapfre Vida (0,2 – 49 mil), MetLife (0,25 – 390 mil), GamaLife (0,25 – 404 mil) e Asisa Vida (0,28 – 35 mil).

Logo abaixo da média ficou classificada a Real Vida com 0,31 de rácio para 202 mil apólices e depois Prévoir, Liberty e Santander, para além da Ageas Vida que encerra o ranking.

A dimensão parece ajudar no rácio e entre as companhias com maiores carteiras neste tipo de seguro e o e a venda essencialmente através de bancassurance também parece baixar o nível relativo de queixas como são exemplo a CA Vida (Crédito Agrícola como parceiro principal), BPI, Ocidental (Millennium bcp), Fidelidade (Caixa Geral de Depósitos), Mapfre Vida (Bankinter) e GamaLife (Novobanco).

Veja o ranking ASF das companhias com menos reclamações em relação ao número de apólices ativas:

 

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