Depois de Paris, Madrid vai proibir aluguer de trotinetes elétricas
A cidade madrilena justifica a decisão com o facto de as operadores estarem a falhar no cumprimento de requisitos. Medida entra em vigor a partir do próximo mês.
A Câmara Municipal de Madrid vai proibir o aluguer de trotinetes elétricas partilhadas já a partir do próximo mês, juntando-se a Paris na missão de expulsar estes veículos das ruas depois de um aumento das queixas dos munícipes de que estas se acumulam nos passeios.
Na rede social X, o autarca José Luis Martinez-Almeida sublinhou que a prioridade da capital espanhola é de assegurar a “integridade física e a segurança da população” madrilena, avançando por isso com uma “revogação da autorização das concessionárias de trotinetes nas ruas da cidade”.
Tweet from @AlmeidaPP_
A Câmara Municipal de Madrid, citada pela Bloomberg, justifica que a decisão prende-se com o facto de as empresas que alugam as trotinetes “não cumprirem os requisitos, incluindo a prestação de serviço a toda a cidade”. Ademais, lê-se no documento, o serviço não tem cobertura de seguro e uma tecnologia que as impeça de circular ou estacionar em áreas proibidas.
A decisão de Madrid surge depois de Paris ter avançado com a mesma medida. Após um referendo, no ano passado, os eleitores da capital francesa votaram a favor da proibição das trotinetes elétricas partilhadas em toda a cidade, apoiando as autoridades municipais que se dizem frustradas com a má utilização das mesmas do espaço público pelos operadores que, em muitos casos, provoca também acidentes.
Além de Paris e Madrid, também a Câmara de Melbourne avançou com uma proibição que impede que as trotinetes elétricas sejam utilizadas na zona central de negócios por representarem um risco para a segurança pública.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depois de Paris, Madrid vai proibir aluguer de trotinetes elétricas
{{ noCommentsLabel }}