Parlamento mantém convite para que von der Leyen apresente nova Comissão amanhã
Mesmo perante um impasse político na Eslovénia e uma mudança de última hora em França, em Estrasburgo a expectativa é de que novo colégio seja anunciado esta terça-feira.
Mesmo perante um impasse político na Eslovénia e uma reviravolta inesperada em França, o Parlamento Europeu espera que Ursula von der Leyen apresente a sua proposta para o colégio de comissários na próxima terça-feira, 17 de setembro. A garantia foi dada esta segunda-feira pela porta-voz do hemiciclo em Estrasburgo que garantiu que os eurodeputados estão “preparados para dar início” ao processo de formação do novo executivo.
“Amanhã, pelas 9h da manhã, está prevista uma conferência extraordinária de líderes na qual a presidente eleita Ursula von der Leyen foi convidada a apresentar a estrutura e portefólios da nova Comissão à presidente do Parlamento [Europeu] e aos líderes parlamentares”, declarou Delphine Colard, no Parlamento Europeu, esta segunda-feira, afastando qualquer cenário de um segundo adiamento.
No entanto, não é garantido que Ursula von der Leyen tenha à disposição 26 nomes para anunciar.
Na Eslovénia, a diplomata Marta Kos – o nome proposto pelo governo em substituição do candidato Tomaž Vesel, a pedido de von der Leyen – ainda aguarda confirmação do Parlamento daquele país. E em Paris, após a demissão de Thierry Breton como representante de França na Comissão Europeia e candidato a um segundo mandato, ainda não é claro se o substituto Stéphane Séjourné chegará também a integrar o próximo colégio por ser alguém desafia as ambições de von der Leyen de uma Comissão paritária. Neste momento, a proposta para a futura Comissão conta com 10 mulheres (uma delas, Maria Luís Albuquerque) e 17 homens.
Assim, e com pelo menos um nome em falta, von der Leyen poderá ser obrigada a fazer ajustes e anunciar apenas a orgânica e portefólios do futuro executivo, sem que tenha nomes associados às pastas.
Em Bruxelas, essa hipótese não é confirmada nem descartada. Na conferência de imprensa desta manha, Arianna Podesta frisou que o “processo está a decorrer” e deixou claro que “24 horas é muito tempo no mundo da política”, aludindo ao impasse político em Liubliana.
“Estamos na mesma situação de sexta-feira, a Presidente espera estar em condições de anunciar o Colégio amanhã”, respondeu Podesta.
A porta-voz do Parlamento Europeu também não entrou em detalhes sobre o que espera do anúncio de amanhã, mas sublinhou que “o convite [para a apresentação do colégio] serve para a apresentação da estrutura e portefólios da nova Comissão”, detalhando que a presidente “ficará encarregue de fornecer os detalhes necessários aos grupos parlamentares que permitam dar início ao processo”.
Tweet from @EP_President
“O Parlamento está preparado mas precisa que os elementos sejam formalmente anunciados e transmitidos. Está nas mãos da Comissão”, disse Colard. Só após a apresentação da orgânica do próximo executivo e depois de terem sido entregues “todos os elementos e documentação necessária” dos candidatos, nomeadamente, currículos, declaração de interesses e cartas de missão da Comissão, é que a agenda relativamente às audições no Parlamento Europeu “ficará mais clara”, anunciou a porta-voz.
Recorde-se que a presidente da Comissão Europeia é responsável pela escolha e pela atribuição das diferentes pastas tendo em conta a dimensão geográfica do país, as competências dos candidatos e, atualmente, o género após nomeações feitas pelos países. As negociações entre os Estados-membros e Bruxelas estão a decorrer desde julho para a atribuição dos pelouros com maior relevância. Embora ainda esteja tudo em aberto, Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, deverá estar na corrida para uma pasta económico-financeira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento mantém convite para que von der Leyen apresente nova Comissão amanhã
{{ noCommentsLabel }}