LALIGA e clubes unem forças na luta contra o bullying

  • Servimedia
  • 17 Setembro 2024

A campanha “apela às crianças para que não sejam meros observadores passivos do bullying, mas que se unam e enfrentem o problema".

A Liga Espanhola de Futebol (LALIGA) e os seus clubes membros lançaram esta terça-feira uma nova iniciativa para lutar contra o bullying. Trata-se da campanha “LALIGA VS BULLYING”, que coincide com o início do ano letivo e que “apela às crianças para que não sejam meros observadores passivos do bullying, mas que se unam e enfrentem o problema, demonstrando que o poder da equipa pode reduzir os casos, apoiando as vítimas”.

Segundo a Associação Espanhola para a Prevenção do Bullying, este problema afeta um em cada quatro alunos do país e apenas 10% dos que presenciam algum tipo de bullying fazem frente aos agressores, de acordo com dados do Estudo Estatal de Convivência Escolar no Ensino Básico do Ministério da Educação.

Por este motivo, a LALIGA lança esta iniciativa sob o conceito “Uma equipa não deixa ninguém sozinho”. Trata-se de uma campanha que visa tornar visível um problema existente na sociedade e a capacidade que o futebol tem de mudar as regras. A peça central da campanha representa o bullying através de um monstro que aparece num campo de futebol de uma escola e mostra como, graças à união da equipa, à força de todos, conseguem aplacá-lo.

Além disso, a LALIGA levará a cabo diferentes ações, especialmente apoiadas pela sua Fundação, que há anos transmite os valores positivos do desporto nas escolas de toda a Espanha através do seu projeto Futura Afición. Este projeto educativo promove e incentiva os valores positivos do desporto, tendo chegado a mais de 85.000 estudantes em toda a Espanha desde o seu lançamento em 2015.

A LALIGA salientou que os clubes demonstraram em anos anteriores o seu envolvimento na luta contra o bullying, lançando diferentes iniciativas com grande impacto local para sensibilizar para este grave problema. Por exemplo, o Atlético de Madrid, através da sua Fundação, leva a cabo o projeto “Torna-te um defensor contra o bullying”, através do qual colabora com escolas da Comunidade de Madrid para dar palestras, com o objetivo de sensibilizar para este problema e nas quais, além disso, estão envolvidos jogadores da equipa principal.

O Valencia CF, também através da sua Fundação, organiza o programa “Todos contra o assédio escolar”, que é desenvolvido em colaboração com a Polícia Nacional da Comunidade Valenciana para combater o ciberassédio e nas escolas locais para prevenir o assédio em geral. Outro exemplo é o Albacete Balompié, que desenvolve um programa educativo em colaboração com a Diputación Provincial de Albacete e a Polícia Nacional, no qual, através de palestras dirigidas aos jogadores da fundação acompanhados pelos seus pais, são abordadas questões relacionadas com o bullying e a sua prevenção.

Neste sentido, quase vinte clubes tornam visível, através de diferentes iniciativas e projetos, a luta do futebol contra o bullying e a importância da sua prevenção, baseada principalmente nos valores positivos do desporto, como a união, o desportivismo e o companheirismo.

A campanha terá impacto na primeira e na segunda divisão do futebol espanhol com apoios nos campos, nos comentadores ou no próprio local. A ação mais especial será levada a cabo pelos “escortk kids”, que entrarão em campo com os jogadores de ambas as equipas envergando um equipamento com a mensagem da campanha: “Uma equipa não deixa ninguém sozinho”.

Os clubes receberão também materiais digitais personalizados para utilizarem nas suas próprias redes sociais. Além disso, a segunda temporada do podcast LALIGA VS, que estreia na semana de 23 de setembro, começará com a experiência na primeira pessoa do jogador do Sevilha CF, Saúl Ñiguez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LALIGA e clubes unem forças na luta contra o bullying

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião