Assembleia Geral da ONU pede fim da ocupação israelita. Portugal vota a favor

• 18 Setembro 2024

O texto "exige" que Israel "ponha imediatamente fim à sua presença ilícita" nos territórios palestinianos e que isso seja feito "o mais tardar 12 meses após a aprovação desta resolução".

A Assembleia Geral (AG) da ONU apelou esta quarta-feira ao fim da ocupação israelita dos territórios palestinianos ocupados dentro de “12 meses”, numa resolução não vinculativa que Portugal votou a favor e já criticada por Israel como “tendenciosa e cínica”.

O texto da resolução, aprovado com 124 votos a favor, 14 votos contra e 43 abstenções, segue o parecer do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) de julho, que a pedido da Assembleia Geral analisou a ocupação dos territórios palestinianos desde 1967 e considerou que “a continuação da presença” israelita nos mesmos “é ilegal” e que Israel tem “obrigação de pôr fim a isso […] o mais rápido possível”.

O texto “exige” que Israel “ponha imediatamente fim à sua presença ilícita” nos territórios palestinianos e que isso seja feito “o mais tardar 12 meses após a aprovação desta resolução”. O primeiro rascunho do texto, o primeiro apresentado pela Palestina junto da AG da ONU, dava apenas seis meses.

Assembleia Geral da ONU pede fim da ocupação israelita. Portugal vota a favor