⛽ Combustíveis voltam a subir para a semana. Gasolina fica 1,5 cêntimos mais cara e gasóleo meio cêntimo
A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,540 euros por litro de gasóleo simples e 1,666 euros por litro de gasolina simples 95.
Os preços dos combustíveis vão voltar a ficar mais caros na próxima semana. A gasolina deverá subir 1,5 cêntimos e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir meio cêntimo, de acordo com os dados disponibilizados no site do ACP.
Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,540 euros por litro de gasóleo simples e 1,666 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent à sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
Esta semana, os preços do gasóleo e da gasolina subiram 0,9 cêntimos, quando o mercado apontava para uma subida de meio cêntimo para a gasolina e o gasóleo sem alterações.
O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira, a cair 0,83% para os 74,26 dólares por barril, mas caminha para um segundo ganho semanal consecutivo, impulsionados pelo otimismo da procura e riscos potenciais do lado da oferta tendo em conta as tensões crescentes no Médio Oriente.
As refinarias dos EUA estão a planear levar a cabo uma manutenção, a mais leve em três anos, o que provavelmente aumentará a procura de petróleo nos próximos meses. Além disso, o corte das taxas, maior do que o esperado, pela Reserva Federal norte-americana, poderá estimular a atividade económica e melhorar ainda mais as perspetivas para o consumo de combustível nos EUA.
Em termos geopolíticos, os receios de que um conflito mais amplo no Médio Oriente perturbe o fornecimento de petróleo estão a suportar os preços do petróleo, com Israel a avançar para a fronteira com o Líbano, alimentando preocupações sobre o envolvimento do Irão, um grande produtor de petróleo. Os preços do crude também estão a ser influenciados pela redução da produção e das exportações da Líbia, juntamente com uma redução (superior ao esperado) nos stocks de petróleo bruto dos EUA na última quarta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
⛽ Combustíveis voltam a subir para a semana. Gasolina fica 1,5 cêntimos mais cara e gasóleo meio cêntimo
{{ noCommentsLabel }}