5 coisas que vão marcar o dia
Esta sexta-feira o país está de luto, decretado pelo Governo, em homenagem às vítima dos fogos. A Fitch avalia a dívida portuguesa e o INE divulga o índice de preços da habitação.
No dia em que o país está de luto nacional, decretado pelo Governo, em homenagem às vítimas dos fogos, a Fitch avalia, pela segunda vez, a dívida portuguesa. Também é conhecida a sentença do caso movido pela Autoridade da Concorrência (AdC) contra mais de uma dezena de bancos em Portugal. Lá fora, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa em evento do FMI.
Fitch avalia dívida portuguesa
Esta sexta-feira e pela segunda vez este ano, a Fitch avalia a dívida portuguesa. Analistas ouvidos pela Lusa antecipam que não devem existir mudanças no rating, que é atualmente ‘A-‘. Filipe Silva, diretor de Investimentos do Banco Carregosa, assinala que “os dados divulgados relativos ao crescimento do terceiro trimestre mostraram um notável abrandamento económico, que acaba por ser fruto dos efeitos da política monetária restritiva levada a cabo pelo Banco Central Europeu” (BCE).
Conhecida sentença do processo “cartel da banca”
É conhecida esta sexta-feira a sentença do caso movido pela Autoridade da Concorrência (AdC) contra mais de uma dezena de bancos em Portugal, depois da consulta junto de um tribunal europeu que deu razão ao regulador. O processo caso remonta a 2019, quando a AdC aplicou uma coima de 225 milhões de euros a 14 instituições de crédito por entender que violaram o direito da concorrência nacional e da União Europeia entre 2002 e 2013.
INE divulga preços das casas no segundo trimestre
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de preços da habitação relativos ao segundo trimestre deste ano depois de, nos primeiros seis meses, terem aumentado 7%, o que representa uma desaceleração de 0,8 pontos percentuais face ao trimestre anterior e um abrandamento de 1,7 pontos percentuais sem relação a período homólogo. Esta sexta-feira o Banco de Portugal também dá a conhecer os dados sobe o financiamento das administrações públicas e o endividamento do setor não financeiro.
Ministros dos Transportes reunidos na União Europeia
Com o tema como “Melhorar a competitividade do setor dos transportes da União Europeia (UE)” em cima da mesa, termina esta sexta-feira a reunião informal dos ministros dos Transportes, no âmbito da Presidência Húngara do Conselho, sob liderança de János Lázár, ministro da Construção e dos Transportes da Hungria.
Lagarde discursa em evento do FMI
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, profere a palestra anual Michel Camdessus sobre Banca Central 2024 na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, EUA. O discurso de boas-vindas cabe a Tobias Adrian, conselheiro financeiro e diretor do Departamento de Mercado Monetário e de Capitais do FMI. Kristalina Georgieva, diretora-geral desta organização financeira, faz as honras do discurso de abertura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}