Hoje nas notícias: TAP, incendiários e painéis solares

  • ECO
  • 20 Setembro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Citigroup deverá ser a escolha para assessorar financeiramente o processo de privatização da TAP. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, acusou “interesses” de estarem por trás dos incêndios dos últimos dias, mas as forças de segurança especializadas na investigação criminal de fogos florestais dizem não ter provas disso. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Citigroup escolhido para assessorar privatização da TAP

O banco de investimento norte-americano Citigroup está em vias de ser escolhido para ser o assessor financeiro da privatização da TAP, que não se prevê que arranque antes da aprovação do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) e deverá incidir sobre menos de 50% do capital da transportadora aérea portuguesa. O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, já avisou que o partido apenas aceitará a venda a privados de uma posição minoritária.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Investigadores da PJ e da GNR desmontam tese de Montenegro sobre “interesses” nos incêndios florestais

Depois de o primeiro-ministro ter apontado o dedo a “interesses” que “sobrevoam” os incêndios florestais, sem especificar quais, e garantido que será implacável contra os “criminosos” que diz estarem por detrás de grande parte das ignições, quatro fontes policiais especializadas na investigação criminal aos incêndios florestais vieram desmentir Luís Montenegro, assegurando que tanto nos últimos anos como na última semana não foi detetado qualquer tipo de organização com interesses ocultos por detrás dos fogos em que há suspeitas de mão criminosa. “As declarações do primeiro-ministro não estão fundadas em factos diretos ou relatórios oficiais”, afirmou um militar da GNR.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Fundo ambiental só pagou 5,7% dos apoios para janelas e painéis solares

Apenas 4.454 (5,6% do total) das cerca de 78 mil candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAE+S) — cujo aviso encerrou em 31 de outubro do ano passado — foram pagas até agora, num valor de 7,7 milhões de euros, quando, no início de julho, a ministra do Ambiente e da Energia garantiu que os subsídios em atraso deveriam estar “pagos até ao fim de setembro”. O envelope financeiro destinado pelo RepowerEU para uma nova edição do PAE+S em 2023 ascende a 100 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Plano de 400 milhões de euros para expandir Lisnave

A Lisnave está a fazer um plano de investimento, juntamente com parceiros internacionais, num intervalo entre os 200 milhões e os 400 milhões de euros. O objetivo da companhia de Setúbal é expandir o seu negócio para a construção de eólicas marítimas (offshore) e para a desmontagem e reciclagem de navios. O aumento do estaleiro, para o que seria necessário aumentar a ilha artificial onde está localizado, na Mitrena, e a expansão da linha férrea (porque não chega ao estaleiro) estão entre os investimentos necessários.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Juiz critica ações de estafetas “totalmente infundadas” que “entopem” os tribunais

Um juiz do Tribunal do Trabalho de Lisboa criticou recentemente as “centenas de ações judiciais” avançadas por estafetas das plataformas digitais, a “reboque” da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que “entupiram o andamento dos tribunais de trabalho em Portugal” e cujas alegações “nem fumo tinham, quanto mais fogo”. Na sentença proferida a 10 de setembro, em que é dada razão à Uber Eats, lê-se que “não é aceitável que quem trabalha quando quer, onde quer, como quer, quanto quer e sem consequências possa ter uma realidade de contrato de trabalho”.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, incendiários e painéis solares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião