Afonso Themudo Barata vai ser o novo CEO da seguradora Mudum

O até agora deputy CEO vai ocupar o cargo de François Baudienville que, após seis anos em Portugal, regressa a França para novo cargo no grupo Crédit Agricole.

O atuário e atual deputy CEO Afonso Themudo Barata vai ser indicado para novo CEO da Mudum, a companhia de seguros do Crédit Agricole Assurances em Portugal, soube ECOseguros de fontes do mercado. Sucede a François Baudienville que, desde 2018, quando o Crédit Agricole passou a deter participação na então GNB Seguros, desenvolveu a renovação da seguradora.

Afonso Themudo Barata, está na mesma companhia há quase 30 anos. Primeiro designava-se BES, depois GNB e finalmente Mudum.

Afonso Barata, cujo designação ainda precisa de ser autorizada pela ASF, tem atualmente os pelouros Marketing, Comercial e Tecnologia da Mudum, enquanto Paulo Nogueira, também deputy CEO de Baudienville, tem os pelouros financeiros, legal e de risco.

Com uma carreira académica de matemática e atuariado, Afonso Barata tem cerca de 29 anos de carreira na mesma companhia, embora esta tenha adotado designações e tido proprietários diferentes. Esteve 12 anos na BES Seguros e 10 anos nas seguradoras GNB. Após a aquisição, em 2019, pelo Crédit Agricole Assurances de 50% capital da então GNB Seguros, companhia do Novobanco, Afonso Barata acompanhou a a compra dos restantes 50% e mudança de designação para a atual Mudum.

Em entrevista recente a ECOseguros, François Baudienville explicou que o “objetivo do grupo Crédit Agricole Assurances é crescer para além do parceiro Novobanco e temos imensas oportunidades”, acrescentado que “uma das grandes conquistas da companhia durante os últimos anos foi capacitar a Mudum, que estava desenhada para trabalhar com um parceiro único no modelo de banca seguros, para ir além de uma parceria única”.

Até agora a Mudum trabalha exclusivamente com o Novobanco, sendo parceira em bancassurance para os ramos Não Vida, enquanto a GamaLife é exclusiva do banco para o ramo Vida.

Trabalhando exclusivamente nos ramos Não Vida, a Mudum, tem uma quota de mercado em Portugal de 1,2% e é a 13ª maior seguradora no segmento, tendo emitido prémios de cerca de 80 milhões de euros em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afonso Themudo Barata vai ser o novo CEO da seguradora Mudum

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião