Reguladores financeiros da UE nomeiam Marc Andries para supervisionar implementação do DORA
O diretor da supervisão no âmbito da implementação do DORA fica responsável por implementar e gerir um quadro de supervisão para estes prestadores de serviços.
As três Autoridades Supervisores Europeias (ESA, sigla em inglês) nomearam Marc Andries para liderar a nova direção conjunta responsável pelas atividades de supervisão às empresas de serviços subcontratadas que suportam funções críticas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das empresas do setor financeiro, avançou a EIOPA.
Segundo o regulador europeu, Andries assume o cargo como diretor da supervisão no âmbito da implementação do Regulamento de Resiliência Operacional Digital (DORA, na sigla inglesa) já esta terça-feira.
A regulação DORA pretende a implementação de regras comuns a todas as empresas financeiras da União Europeia (UE) para mitigar os riscos relacionados com as tecnologias de informação para o setor financeiro. Quer uma gestão dos riscos coerente, proporcional e consistente nas empresas na UE.
Todas as entidades financeiras serão sujeitas ao regulamento, mas há empresas externas que prestam serviços de informática às entidades financeiras são identificadas como críticas (CTPP) e estão sujeitas a um quadro de supervisão da UE.
A responsabilidade de garantir que as CTPP são adequadamente controlados à escala europeia quanto aos riscos que podem representar para as entidades do setor financeiro são as autoridades que compõem a ESA: o regulador europeu de seguros e fundos de pensões (EIOPA), a Autoridade Bancária Europeia (EBA) e a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA).
Nesse sentido, as ESA escolheram Marc Andries para ficar responsável por implementar e gerir um quadro de supervisão para estes prestadores de serviços.
O especialista acumula experiencia de três décadas em tecnologias de informação, com experiência em gestão de projetos, supervisão e fiscalização. Também “tem sido um membro ativo de muitos grupos internacionais que lidam com os riscos das TIC. Antes de assumir esta função, Marc Andries foi Inspetor-Chefe no Banque de France e Chefe da Unidade de Inspeção de TI na Autoridade Francesa de Supervisão Prudencial e Resolução (ACPR).“
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reguladores financeiros da UE nomeiam Marc Andries para supervisionar implementação do DORA
{{ noCommentsLabel }}