5 coisas que vão marcar o dia
O Governo assina acordos com os municípios para a transferência da gestão de imóveis, o Eurogrupo analisa a evolução da economia e o Eurostat divulga a variação do volume de comércio a retalho.
O Governo assina, esta segunda-feira, acordos com os municípios para a transferência de competências na gestão de imóveis, o Eurostat divulga a evolução do volume de comércio a retalho e a variação da produção nos serviços. Saiba ainda que o Eurogrupo reúne-se para analisar a situação económica antes dos encontros anuais do Banco Mundial e do FMI e que os combustíveis vão ficar mais caros a partir desta segunda-feira.
Governo transfere a gestão de imóveis para os municípios
O Governo assina esta segunda-feira acordos com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a transferência de competências na gestão e imóveis do Estado que estão, neste momento, sob a administração da Estamo. A cerimónia terá lugar na sede da ANMP, em Coimbra, e contará com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e do secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes.
Eurostat divulga evolução do comércio a retalho
O Eurostat divulga, esta segunda-feira, a evolução do comércio no retalho, em agosto, na União Europeia (UE) e na Zona Euro. No mês anterior, em julho, o volume do comércio a retalho aumentou 0,1% na Zona Euro e 0,2% na UE, em comparação com junho, sobretudo no seguimento de alimentos, bebidas e tabaco. No caso de Portugal, assistiu-se a uma diminuição de 0,8% no volume total do comércio a retalho.
Produção nos serviços em Portugal e na UE
O gabinete de estatísticas UE também publica os dados sobre a evolução da produção nos serviços do espaço comunitário e do Euro relativa a julho. No mês anterior, este indicador caiu 0,8%, na Zona Euro, e recuou 0,9% na União Europeia, face a junho. Em termos homólogos, aumentou 1,2% na Zona Euro e 1% na União Europeia.
Eurogrupo reúne para analisar a situação económica mundial
O Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças do espaço do Euro, vai debater o ponto da situação do projeto do Euro digital e a competitividade do espaço da moeda única, com base em debates anteriores, e analisar os progressos realizados na união dos mercados de capitais. Os ministros das Finanças também vão estudar a evolução da economia internacional e das taxas de câmbio antes das reuniões anuais do Banco Mundial e do FMI.
Gasóleo sobe dois cêntimos e a gasolina 2,5 cêntimos
Os combustíveis vão ficar mais caros a partir desta segunda-feira. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir dois cêntimos e a gasolina 2,5 cêntimos, tal como noticiou o ECO. Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,562 euros por litro de gasóleo simples e 1,684 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}