LaLiga VS Bullying dá início à sua campanha anti-bullying com a visita de César Azpilicueta a uma escola em Madrid

  • Servimedia
  • 11 Outubro 2024

LaLiga VS Bullying lançou a sua campanha contra o bullying com a visita do defesa do Atlético de Madrid, César Azpilicueta, ao CEIP Federico García Lorca, em Boadilla del Monte (Madrid).

Sob o lema “Uma equipa não deixa ninguém sozinho”, LaLiga VS Bullying lançou a sua campanha nacional contra o bullying, que percorrerá vários centros em toda a Espanha, nesta escola.

A iniciativa, que pretende refletir o espírito do desporto coletivo para combater o bullying, contou com a presença de César Azpilicueta, defesa do Atlético de Madrid, juntamente com Ángel Fernández, Diretor de Marca e Estratégia da LaLiga, e Olga de la Fuente, Diretora da Fundación LaLiga.

A LaLiga, através do seu programa LaLiga VS Bullying e em colaboração com a Fundación LaLiga, reforça o seu compromisso com a luta contra o bullying em Espanha. Ángel Fernández, Diretor de Marca e Estratégia da LaLiga, salientou durante o evento que “o futebol é mais do que um desporto; é uma ferramenta poderosa para gerar mudanças positivas na sociedade. Com LaLiga VS Bullying, procuramos sensibilizar os jovens para a importância da união e do respeito por todos os membros de uma equipa, turma, escola, etc., a fim de erradicar o bullying”.

A Fundação LaLiga, através do seu projeto educativo Futura Afición, tem vindo a trabalhar desde 2015 para promover e incentivar os valores positivos do desporto nas escolas de toda a Espanha. Além disso, em colaboração com a Associação Espanhola para a Prevenção do Bullying Escolar (Aepae), este programa oferece numerosos recursos para aumentar a consciencialização sobre o problema do bullying numa idade precoce.

Olga de la Fuente, diretora da Fundação LaLiga, declarou que “mais de 85 000 crianças em idade escolar já participaram e o nosso objetivo é continuar a chegar a muitas mais crianças para promover espaços seguros e respeitosos para todos, tanto no ambiente escolar como no desportivo”.

Também foi exibido o spot da campanha “Uma equipa não deixa ninguém sozinho”, criado com o objetivo de erradicar o bullying. Com este spot, LaLiga reflete o espírito do desporto coletivo e a força do nosso futebol para acabar com os casos de bullying.

ATIVIDADES

Após a apresentação oficial, a Fundação Atlético de Madrid juntou-se ao evento contra o bullying, uma tarefa em que tem vindo a trabalhar há anos. Carla Pereyra, embaixadora oficial da Fundação, cujo lema contra o bullying é “Torna-te um defensor contra o bullying”, afirmou: “Este projeto baseia-se no espírito do Atlético de Madrid de criar uma grande equipa que se apoia mutuamente. Isso é lutar contra o bullying, por exemplo, acompanhando um amigo quando ele perde uma bola para a salvar, porque no final a vida e o futebol são muito semelhantes. E é este o exemplo que queremos levar com a LaLiga a todas as escolas e crianças de Espanha, porque são estas crianças que mais tarde irão jogar em campos e campos de todo o mundo”.

César Azpilicueta participou depois numa conversa dinâmica com os alunos da escola sobre a forma de combater o bullying, sublinhando a importância do companheirismo e da empatia. Para terminar o dia, as crianças participaram numa oficina lúdico-pedagógica, no âmbito do programa Futura Afición, com o objetivo de ensinar os mais pequenos a identificar situações de bullying e a agir proactivamente para o prevenir, através do trabalho em equipa, da igualdade, do respeito e da tolerância.

LALIGA VS Ódio

LaLiga VS é uma plataforma dedicada à luta contra o ódio e a discriminação em todas as suas formas, tanto dentro como fora dos estádios. Depois de se ter centrado na luta contra o racismo na época passada, a LaLiga VS alarga o seu enfoque à luta contra o bullying com a LaLiga VS Bullying.

De acordo com a Aepae, um em cada quatro estudantes em Espanha é vítima de bullying. Além disso, apenas 10% das pessoas que testemunham o bullying intervêm para o impedir. Com o slogan “Uma equipa não deixa ninguém sozinho”, a campanha pretende refletir o espírito do desporto coletivo e incentivar os jovens a agir perante situações de bullying, apoiando as vítimas e enfrentando o problema em conjunto.

A LaLiga e os clubes associados continuarão a desenvolver ações e colaborações para sensibilizar e combater o bullying, promovendo valores como a união, o desportivismo e o companheirismo. Estas iniciativas incluem workshops nas escolas, campanhas de sensibilização e a participação ativa de jogadores e estrelas do futebol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LaLiga VS Bullying dá início à sua campanha anti-bullying com a visita de César Azpilicueta a uma escola em Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião