SDAIA e OCDE assinam acordo para melhorar a monitorização de incidentes relacionados com a IA no Médio Oriente

  • Servimedia
  • 17 Outubro 2024

O Monitor de Incidentes de IA documentará os incidentes e perigos da IA, proporcionando uma visão objetiva dos riscos e danos colocados pelos sistemas de IA.

A Autoridade Saudita para os Dados e a Inteligência Artificial (SDAIA) assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para reforçar a monitorização dos incidentes de Inteligência Artificial (IA) nos países do Médio Oriente e melhorar o acompanhamento dos desenvolvimentos da IA utilizando o Monitor de Incidentes de IA (AIM) da organização para acompanhar os dados em língua árabe.

O Médio Oriente, uma região cada vez mais envolvida no desenvolvimento e na regulamentação da IA, dispõe de poucos dados sobre incidentes e políticas relacionados com a IA. Através deste memorando de entendimento, a Arábia Saudita, representada pela SDAIA, adota uma abordagem proativa para colmatar esta lacuna. Ao trabalhar em estreita colaboração com a OCDE, o país pretende melhorar a monitorização das políticas de IA e a comunicação de incidentes, garantindo que os países de língua árabe possam contribuir ativamente e beneficiar do panorama global da IA.

O Monitor de Incidentes de IA da OCDE foi concebido para documentar os incidentes e perigos da IA, fornecendo aos decisores políticos, aos profissionais de IA e às partes interessadas a nível mundial uma visão crítica dos riscos e danos causados pelos sistemas de IA. Desempenha também um papel essencial na identificação de padrões de risco e na promoção de uma compreensão coletiva da natureza dos incidentes relacionados com a IA.

Ao fazê-lo, o acordo centra-se no avanço das capacidades de monitorização da IA em toda a região, trabalhando com entidades locais para garantir uma comunicação mais abrangente dos incidentes relacionados com a IA. Através desta colaboração, os recursos da OCDE, incluindo a sua base de dados de mais de 1.000 políticas de IA de 70 países, serão enriquecidos com informações valiosas do Médio Oriente.

Estes esforços fazem parte de uma iniciativa mais ampla para apoiar a recolha e a partilha de métricas de IA a nível mundial, ajudando os países a abordar coletivamente as oportunidades e os desafios colocados pela IA. O Memorando de Entendimento é um passo significativo para garantir sistemas de IA fiáveis e conformes às normas internacionais. O acordo foi assinado durante a terceira edição da Cimeira Global de IA (GAIN), realizada em Riade, que reuniu mais de 300 líderes de IA, peritos e especialistas de todo o mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SDAIA e OCDE assinam acordo para melhorar a monitorização de incidentes relacionados com a IA no Médio Oriente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião