Ativistas prometem protestos se seguradoras não se afastarem de combustíveis fósseis
Se as seguradoras não fizerem declarações públicas, o grupo promete manifestações em Londres após 28 de outubro que se vão espalhar para o resto do país três dias depois.
O movimento Extinction Rebellion (XR) enviou uma carta de ultimato para os e-mails dos diretores das seguradoras sediadas no Reino Unido que continuam a segurar projetos de combustíveis fósseis. Alertam que se não fizerem uma declaração pública na qual se comprometem a parar de segurar os combustíveis fósseis até 28 de outubro, vão ser alvo de ações diretas não violentas pelos ativistas do XR e de outros grupos.
Após três dias de ações na capital, o grupo promete que a campanha “Insure our survival” (segura a nossa sobrevivência) vai chegar aos escritórios de seguradoras espalhados pelas cidades e vilas de todo o Reino Unido.
“A indústria de seguros tem o poder de parar a indústria de combustíveis fósseis ao retirar o seguro que os protege de perdas financeiras enormes quando algo corre mal numa indústria de alto risco. Atualmente, as seguradoras recusam-se a usar esse poder e optam por lucrar com a subscrição de projetos de petróleo, gás e carvão, que estão a acelerar a crise climática a níveis que podem destruir nossa civilização ainda durante as nossas vidas” assinalou o porta-voz da campanha, Steve Tooze.
As ações têm “o objetivo de pressionar as seguradoras a retirarem seu apoio a projetos de combustíveis fósseis, sob pena de associar seus nomes à destruição climática.”. O grupo acredita que as seguradoras vão responder de maneira rápida para evitar mais protestos e danos à reputação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ativistas prometem protestos se seguradoras não se afastarem de combustíveis fósseis
{{ noCommentsLabel }}