Irlanda antecipa eleições para 29 de novembro
Simon Harris, primeiro-ministro irlandês desde abril, anunciou eleições antecipadas num momento de fraqueza do Sinn Féin. Multa à Apple permitiu um bónus de 2,2 mil milhões aos irlandeses.
Os irlandeses voltam às urnas no final de novembro. O primeiro-ministro irlandês, Simon Harris, antecipou as eleições para o próximo dia 29 de novembro, avança o Politico, para tentar ampliar a vantagem no parlamento do seu partido, Fine Gael.
Nas últimas eleições, em 2020, o Fianna Fáil – que pertence à família dos liberais no parlamento Europeu – elegeu 35 deputados, contra 33 do partido da esquerda Sinn Féin e 32 do Fine Gael (da família europeia do PPE, onde está o PSD e CDS). Perante este cenário, o atual governo era uma grande coligação entre o Fianna Fáil, o Fine Gael e os Verdes.
Harris estava no cargo há menos de seis meses, depois de ter sido eleito líder do partido quando Leo Varadkar se demitiu. “Estou ansioso pelas próximas semanas e por pedir um mandato” aos irlandeses, disse Harris em entrevista à estação irlandesa RTÉ.
Os últimos meses têm sido difíceis para o Sinn Féin, com vários casos polémicos, que colocam em causa até a sobrevivência política da líder Mary Lou McDonald.
Ao antecipar as eleições, em vez de aguardar por março, Harris tenta capitalizar um bónus de 2,2 mil milhões de euros para os irlandeses, num momento em que os cofres públicos receberam 14 mil milhões de euros da Apple, numa multa decidida pela justiça europeia. O governo irlandês garante que ainda não tocou no cheque desta multa , que se destina a uma despesa “transformadora”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Irlanda antecipa eleições para 29 de novembro
{{ noCommentsLabel }}