Chefe da diplomacia europeia leva promessa de apoio a Kiev na semana da eleição de Trump
Josep Borrell chegou este sábado a Kiev, anunciou o próprio na rede social X. No final da semana de eleições nos EUA, o chefe da diplomacia europeia promete que o apoio da UE à Ucrânia vai prosseguir.
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, chegou este sábado a Kiev, anunciou o próprio na rede social X,, com uma foto na plataforma da estação dos caminhos-de-ferro ucranianos.
A visita à capital ucraniana do Alto Representante da União Europeia Para os Negócios Estrangeiros assume particular simbolismo no final da semana da vitória de Donald Trump como Presidente dos EUA, a qual traz incerteza sobre a posição futura dos norte-americanos no conflito que opõe Ucrânia e Rússia.
“Em Kiev para a minha quinta visita desde a invasão russa em grande escala e a última enquanto HRVP [Alto Representante da União Europeia Para os Negócios Estrangeiros]. O apoio da União Europeia à Ucrânia tem sido minha prioridade pessoal durante o meu mandato e manter-se-á no topo da agenda da União Europeia”.
O político espanhol tem sido bastante claro no apoio ao lado ucraniano nesta guerra. “Se não tivéssemos vacilado tanto, talvez a guerra tivesse seguido outro curso”, afirmou, no início de janeiro, instando o bloco europeu a “ser mais rápido na ajuda”.
Numa das visitas anteriores de Borrel a Kiev, em fevereiro, a Rússia executou um ataque aéreo à capital ucraniana, obrigando à evacuação da comitiva para um abrigo.
A partir de dezembro, no próximo mandato europeu, Borrell será substituído pela antiga primeira-ministra da Estónia Kaja Kallas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chefe da diplomacia europeia leva promessa de apoio a Kiev na semana da eleição de Trump
{{ noCommentsLabel }}