Bynd VC lança novo fundo de 40 milhões com foco em IA e sustentabilidade
As startups portuguesas Equall, CircuitLeap e Spot são as três primeiras investidas neste novo fundo que visa apoiar startups em fase pré-seed e seed em Portugal e Espanha.
A Bynd Venture Capital anunciou o lançamento de um novo fundo de 40 milhões de euros para investir em startups tecnológicas em fase seed e pré-seed Portugal e Espanha nas áreas de Inteligência Artificial, software, bens de consumo e tecnologia para a sustentabilidade. As startups portuguesas Equall, CircuitLeap e Spot são as três primeiras financiadas.
“Este novo fundo evidencia o compromisso de longo prazo da Bynd com o ecossistema de inovação na Península Ibérica, iniciado em 2010 com o lançamento do nosso veículo de business angels e mais tarde reforçado, em 2015, com a criação da nossa sociedade gestora de capital de risco. Este terceiro Fundo pretende dar continuidade à nossa missão de apoiar empreendedores com ambição de montar empresas globais a partir de Portugal e Espanha”, explica Santiago Salazar.
“A experiência e rede de contactos, que desenvolvemos ao longo dos últimos anos, permite-nos um acesso privilegiado a oportunidades de investimento e a capacidade de oferecer aos fundadores as ferramentas e conhecimento para escalar os seus negócios”, acrescenta o chairman da Bynd Venture Capital, citado em comunicado.
O Fundo III, que tem uma previsão de duração de dez anos (quatro anos de período de investimento e seis de consolidação de portefólio e procura ativa de exits) sucede a dois outros fundos já lançados pela sociedade de capital de risco que já conta com mais de 60 investimentos em Portugal e Espanha, e conta com uma plataforma com mais de 400 parceiros e 70 fundadores ativos.
Foco em IA e sustentabilidade
O novo fundo tem como foco apoiar startups tecnológicas em fase pré-seed e seed na área de Inteligência Artificial (IA) e software, bens de consumo e tecnologia para a sustentabilidade. “Neste sentido, acompanhará as métricas ambientais, sociais e de governança (ESG) nas participadas e favorecerá investimentos em empresas que demonstrem um compromisso com a criação de um impacto global positivo e que sejam lideradas por equipas fundadoras diversas”, destaca em comunicado.
“Fizemos o primeiro closing em maio deste ano e estamos bastante ativos a investir. Pretendemos realizar cerca de 40 investimentos nos próximos quatro anos, 20 em startups em fase pré-seed e outros 20 em empresas em fase seed, e reservar também capital para realizar rondas de follow-on. Conseguimos captar novos investidores, muito qualificados, com perfis diversificados e experientes, que contribuíram para o desenvolvimento do fundo, e conduziram à expansão da nossa equipa, demonstrando a confiança no trabalho da Bynd”, afirma Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd VC, citado em comunicado.
Entre os investidores estão o Fundo de Fundos espanhol Fond-ICO, o grupo industrial português Nors e o banco Caixa Capital, bem como sociedades familiares, fundadores do portefólio e outros investidores privados, informa a sociedade de capital de risco.
O Fundo III conta com vários processos de investimento em curso e três já concluídos em startups portuguesas: a Equall, que atua na área de Legal Tech, desenvolvendo soluções de software para o setor jurídico com recurso à IA; a CircuitLeap, que “desenvolve software para o desenho e simulação de circuitos integrados”; e a Spot, que “alavanca a IA para automatizar processos em grandes empresas”.
Bynd VC não revela “por questões de confidencialidade das empresas” os valores já investidos nas empresas ao abrigo do Fundo III, refere fonte oficial ao ECO.
Para acompanhar a sua expansão e crescimento na Península Ibérica, bem como a gestão do novo fundo, a Bynd reforçou a sua presença local em Espanha com a contratação de dois novos associados: Gerard Adell para o escritório de Barcelona e Alvaro Garcia para Madrid.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bynd VC lança novo fundo de 40 milhões com foco em IA e sustentabilidade
{{ noCommentsLabel }}