Ideias +M

“A criatividade é o princípio de qualquer processo de inovação”, diz André Coelho, curador do Nexxt Leiria

Rafael Ascensão,

Qualquer negócio "vive de criatividade ou não sobrevive", mas para André Coelho as regiões "afirmadas" nas suas riquezas culturais podem também atrair "valor, negócios cooperativos e reconhecimento".

A criatividade não é só o principal driver, mas sim o princípio de qualquer processo de inovação. Como que uma necessidade básica da pirâmide de Maslow no que concerne às razões de sobrevivência. É a partir da criatividade que nasce qualquer processo que acrescente valor, que se cultivam e produzem ideias inovadoras que fazem os negócios viver ‘com saúde’ anos a fio“, entende André Coelho, fundador da CO+K e curador do Nexxt Leiria, evento que arrancou esta segunda-feira.

Estendendo-se até domingo, a segunda edição do Nexxt Leiria visa juntar empreendedores e especialistas de diversas áreas para contribuir para um universo empresarial mais dinâmico e criativo. O evento quer ser “uma chamada geral à ação, celebração da imaginação e do engenho, da criatividade e do talento, uma plataforma aberta, pronta para criar um futuro mais inovador para Leiria”.

“O que tentamos fazer aqui é desafiar a comunidade – as marcas, empresas e as pessoas (principalmente as pessoas) – para que pensem além do presente. Que projetem essa inovação para o futuro. Não é um exercício fácil, mas é um exercício criativo“, diz André Coelho ao +M.

No entendimento de André Coelho, atualmente, qualquer negócio “vive de criatividade ou não sobrevive”, sendo que o ecossistema de Leiria não é alheio a essa realidade. Esta região, enquanto “polo económico importantíssimo e onde todos os dias nascem novos projetos”, detém aos dias de hoje “uma relevância preponderante no tecido empresarial português”, sendo que dois dos principais dinamizadores desta “cultura de inovação” na região são o município e a Startup Leiria “que agregam toda a comunidade com iniciativas permanentes desta natura”.

Mas a cultura, a música e a arte têm um importante papel a desempenhar não só em Leiria mas em qualquer região. Desde logo porque “pessoas enriquecidas culturalmente conseguem evoluir a sua base criativa e crescer na forma como olham para os seus negócios e para as suas oportunidades“, mas também porque “afirmadas as riquezas culturais de cada região, as mesmas podem atrair valor, negócios cooperativos e reconhecimento“.

Com o conceito “Creativity for Tomorrow“, o Nexxt Leiria 2024 é “um evento nacional que encarna essa filosofia, reunindo mentes brilhantes, visionários e líderes de pensamento para explorar ideias e ajudar a moldar o futuro”, refere ainda o fundador da CO+K, acrescentando que se pretende “inspirar os participantes a pensar de forma criativa, a abraçar a mudança e a procurar soluções inovadoras para os desafios atuais”.

O propósito do evento é “apenas desbloquear esta conversa entre os vários tecidos empresariais dando palco a projetos únicos, promovendo conhecimento e partilha que se traduzem em novas abordagens de negócios e novas formas de ver o futuro mas também de criar em conjunto”, acrescenta.

Já os vários touch points – conversas, networking e entretenimento – espalhados pela cidade de Leiria durante uma semana, têm como objetivo “potenciar um contacto mais próximo entre os participantes do NEXXT, mas também entre todo o ecossistema e a própria cidade“, acrescenta.

Com expectativas “muito boas”, André Coelho destaca a novidade de o evento contar com masterclasses e workshops — que não existiam na primeira edição — e que “promovem o dito ‘mão na massa’, para que se passe da conversa à ação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.