Ageas aposta em Inteligência Artificial na parceria com IMD

  • ECO Seguros
  • 18 Novembro 2024

Embora "o Grupo Ageas Portugal ainda esteja no início da sua jornada estratégica com a IA" organizou um evento que reforça a "aposta que o Grupo quer fazer nesta tecnologia no futuro".

O Grupo Ageas Portugal acolheu um evento voltado para a analisar o grau de maturidade da aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial nas empresas, “AI Mastery Unleashed: Insights from IMD’s AI Maturity Index”.

O painel do evento contou com a participação de Michael Wade, professor de estratégia e digital da IMD e diretor do Tonomus Global Center for digital and AI Transformation, Nadine Côrte-Real, diretora do departamento de Inteligência Artificial do Grupo Ageas Portugal, Allen Vasconcelos, senior director for digital and AI Transformation da EDP, e Paulo Jesus, Learning & Innovation Global Director na Jerónimo Martins. Moderação a cargo da jornalista Martina Fuchs.

Segundo comunicado pelo segurador, embora “o Grupo Ageas Portugal ainda esteja no início da sua jornada estratégica com a IA”, este evento, realizado em parceria com a escola de gestão IMD, reforça a “aposta que o Grupo quer fazer nesta tecnologia no futuro”.

No arranque do encontro, Luís Menezes, CEO do Grupo Ageas Portugal, começou por anunciar que o objetivo da companhia é garantir “trabalho contínuo” com a IMD. “Não temos a oportunidade de termos muitas escolas de gestão em Lisboa e gostaríamos de fomentar isso com o IMB”, assinala.

Seguiu-se a apresentação do estudo sobre a maturidade da implementação da inteligência artificial nas principais empresas globais. O ranking realizado pela escola de gestão considera cinco dimensões para posicionar as empresas, nomeadamente:

  • O empenho dos executivos das empresas, medido pela estratégia de IA empresarial, como a nomeação para cargos de liderança relacionados com a IA e a criação de uma unidade de negócio a ela dedicada;
  • Investimento em plataformas de dados escaláveis e baseadas na nuvem, que “facilitam o acesso e a manipulação de dados sem descontinuidades, garantindo que os sistemas de IA são integrados em todas as unidades de negócio”.
  • Tirar partido da IA para a automatização e “integrá-la nos processos organizacionais para melhorar a tomada de decisões e aumentar a produtividade.”
  • “O investimento contínuo na requalificação e na atualização das competências dos trabalhadores” uma vez que “garante que a força de trabalho pode trabalhar eficazmente com as tecnologias de IA.”
  • Garantir gestão responsável e ética da IA. “Para tal, as organizações estabelecem comités de ética e governação, desenvolvem princípios orientadores e criam estruturas para uma utilização responsável da IA. Além disso, lançam e sustentam iniciativas focadas em práticas responsáveis de IA, garantindo que as considerações éticas sejam incorporadas nas suas operações de IA”.

O relatório, que avaliou as 200 principais companhias mundiais do ranking da Forbes, colocou a Microsoft a liderar, seguindo a Alphabet (dona da Google) e a Amazon fecha o pódio.

A primeira empresa do setor segurador a constar no ranking é a Zurich, ocupando o 46.º lugar da lista. Depois surge a Axa na 65.ª posição e a MetLife no 97.º lugar.

Já na 104.ª posição surge a Ping An Insurance Group, em 107.ª a Tokio Marine Holdings, em 140.ª a Chubb, a Generali em 141.º, a Allianz em 151ª, a China Life Insurance em 189.ª e a Munich Re em 194.ª.

O painel, que fechou o encontro, contou com a participação de Michael Wade, professor de estratégia e digital da IMD e diretor do Tonomus Global Center for digital and AI Transformation, Nadine Côrte-Real, diretora do departamento de Inteligência Artificial do Grupo Ageas Portugal, Allen Vasconcelos, senior director for digital and AI Transformation da EDP, e Paulo Jesus, Learning & Innovation Global Director na Jerónimo Martins. Moderação a cargo da jornalista Martina Fuchs.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ageas aposta em Inteligência Artificial na parceria com IMD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião