BRANDS' ECO Orçamentação e consolidação: A sua empresa está pronta para otimizar estes processos?
A orçamentação e a consolidação financeira continuam a ser um desafio para muitas empresas, que ainda estão muito dependentes de ferramentas, como o Excel. Soluções digitais podem mudar este cenário.
A Tech Talk, organizada pela Izertis, sobre orçamentação e consolidação, trouxe à luz os desafios que as empresas enfrentam ao tentar organizar estes processos. A discussão centrou-se na gestão da complexidade das operações financeiras de diferentes empresas, desde o uso de ferramentas como o Excel até à implementação de novas soluções e formas de pensar os próprios processos.
Durante a talk, que contou com o apoio da Talentia e teve o ECO como media partner, foi mencionado que, embora muitas empresas estejam em diferentes transformações nos processos de orçamentação, a dependência do Excel ainda é uma realidade em grande parte dos casos.
Apesar da existência de alternativas tecnológicas mais eficientes, esta transição nem sempre é simples. Catarina Xavier, CFO do Grupo Bluepharma, explicou que ainda enfrentam dificuldades na consolidação, onde o uso de Excel tem tornado o processo cada vez mais complicado. “Ano após ano o processo de consolidação está a tornar-se um pesadelo. É um processo penoso e muito solitário”, diz. A descentralização da consolidação é um objetivo para o futuro, permitindo que cada contabilista do grupo tenha responsabilidade pela sua parte do processo.
No Grupo Durit, o cenário é ligeiramente diferente. De acordo com Manuela Silveira, CFO do grupo, a consolidação é menos problemática, mas a orçamentação continua a ser um desafio, principalmente devido às diferentes atividades de cada empresa no grupo. No caso do NAGA Group, a abordagem é mais dinâmica. Como fintech com uma componente tecnológica robusta, o grupo opta por fazer múltiplas projeções e simulações em vez de seguir um orçamento rígido, que não faria sentido devido às constantes mudanças nos seus planos. Já Evaldo Lima, diretor de planeamento e contabilidade da BCA, considera o processo de consolidação mais simples e refere que já estão a implementar uma ferramenta em que um dos objetivos principais é a redução do tempo de preparação do Orçamento.
A talk também destacou a importância de envolver as equipas na adoção de novos processos. Tanto Pedro Moura, Head of CPM da Izertis quanto Ricardo Cravo, CFO/CSO da NAGA Group sublinharam a necessidade de educar e integrar as pessoas nas mudanças, garantindo que todos se sintam parte do processo. A adaptação a novas ferramentas e a descentralização de tarefas são passos fundamentais para melhorar a eficiência na orçamentação e consolidação, mas só serão bem-sucedidos se houver um compromisso generalizado dentro das organizações.
Veja aqui a talk na íntegra:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Orçamentação e consolidação: A sua empresa está pronta para otimizar estes processos?
{{ noCommentsLabel }}