Trump entrega pasta do comércio a Howard Lutnick
Howard Lutnick defendeu o aumento de tarifas como uma forma de impulsionar a economia norte-americana durante um comício de campanha de Trump. Uma posição alinhada com as promessas de Trump.
Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos da América, nomeou o multimilionário Howard Lutnick, CEO da financeira Cantor Fitzgerald, como próximo secretário do Comércio, avança a Reuters. Com 63 anos, Lutnick tem sido uma personalidade próxima de Trump e assumirá agora este departamento que é responsável pela gestão da dívida pública, regulação de instituições financeiras e implementação de políticas económicas.
Howard Lutnick defendeu o aumento de tarifas como uma forma de impulsionar a economia norte-americana durante um comício de campanha de Trump. Uma posição alinhada com as promessas de Trump de impor tarifas de 60% sobre produtos chineses e de 10% sobre bens de outros países. Lutnick chegou também a sugerir que as criptomoedas poderiam ser usadas como forma de pagamento de impostos, uma proposta que gerou controvérsia na comunidade financeira.
Entre os apoiantes de Howard Lutnick para este cargo estava Elon Musk, que foi nomeado para liderar a nova Comissão de Eficiência Governamental. O dono da Tesla elogiou Lutnick como uma escolha que será capaz de “promover mudanças reais”, descrevendo-o como o oposto de alguém que prefere uma abordagem “tradicional e estagnada” aos problemas, tendo-o provado como líder da empresa de serviços financeiros Cantor Fitzgerald.
Para além de CEO da Cantor Fitzgerald, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, Howard Lutnick é ainda presidente e diretor executivo do BGC Group e presidente do Newmark Group, um líder mundial em serviços imobiliários comerciais.
Lutnick tem sido uma figura influente no núcleo próximo de Trump, desempenhando um papel central na seleção de membros do gabinete e na definição de estratégias para o novo mandato.
(Notícia atualizada às 20h24)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump entrega pasta do comércio a Howard Lutnick
{{ noCommentsLabel }}