LaLiga lidera reunião com comunidades autónomas para debater propostas de combate ao ódio no desporto
A LaLiga reuniu os conselheiros desportivos e os diretores de desporto de dezasseis comunidades autónomas numa jornada de trabalho.
“Com o objetivo de criar sinergias e reunir iniciativas para erradicar comportamentos de ódio inaceitáveis e contrários aos valores de tolerância e respeito que o desporto promove”.
Foi o que explicou em comunicado a associação patronal do futebol espanhol, após uma reunião realizada na quarta-feira, na qual também foi acordada “a criação de um grupo de trabalho que se reunirá de dois em dois anos”.
Para além dos representantes das comunidades autónomas, participaram nesta reunião a secretária de Estado das Migrações, Pilar Cancela; a representante da Comissão Europeia em Espanha, Irina Vasiliu; o subdiretor-geral do Regime Jurídico do Desporto do CDS, Raúl Rodríguez; o diretor-geral de Negócios da LaLiga, Jorge de la Vega; o diretor de Assuntos Públicos e Relações Institucionais da LaLiga, José Montero; e o diretor de marca da LaLiga, Ángel Fernández. Todos sublinharam “a vontade de colaborar de forma recorrente e trabalhar em conjunto para combater o discurso de ódio na nossa sociedade”.
De acordo com o comunicado, “a partilha entre os participantes demonstrou o elevado nível de proatividade das comunidades autónomas no domínio da intervenção social através do desporto em termos de respeito, tolerância e luta contra o discurso do ódio”.
A este respeito, um inquérito a nível das comunidades autónomas apresentado no âmbito desta conferência indica que “94% das comunidades autónomas realizaram ações de combate ao racismo e à xenofobia no desporto” e 88% delas “consideram que as ações de combate ao ódio são positivas como instrumento de promoção social dos valores do respeito e da tolerância”.
Jorge de la Vega destacou a importância do encontro, que descreveu como “uma oportunidade para partilhar conhecimentos e experiências, juntando o que fazemos na LaLiga com a nossa plataforma LaLiga VS e, acima de tudo, conhecendo em primeira mão as vossas iniciativas e propostas”.
Pilar Cancela agradeceu à LaLiga “pelo seu compromisso explícito com esta luta que todos devemos partilhar. Esta colaboração que estabelecemos com a LaLiga foi concretizada com ferramentas. Isto é muito importante, porque por vezes podemos ficar-nos por meras declarações. Mas sermos capazes de lhe dar forma e de a concretizar com recursos e medidas é uma obrigação que nos incumbe a todos. As autoridades públicas em primeiro lugar, mas também todas as entidades que, de uma forma permanente e constante ao longo do tempo, e diariamente, o demonstram através das suas ações e compromissos, que também ultrapassam as fronteiras físicas de Espanha”.
Irina Vasiliu afirmou que “temos de compreender que os discursos de ódio não prejudicam apenas as vítimas individuais, mas também ameaçam a coesão da nossa sociedade. Promove a polarização e a radicalização e silencia vários setores das nossas populações, pondo em risco as nossas democracias. Por este motivo, a Comissão propôs a inclusão do incitamento ao ódio e dos crimes de ódio na lista de infrações da União Europeia, nos termos do artigo 83. Esperamos que este dossier chegue a uma conclusão frutuosa”.
Raúl Rodríguez referiu que “estão a ser iniciados trabalhos sobre uma possível reforma da Lei Anti-Violência 19/2007. É uma lei muito boa, mas precisa de corrigir algumas disfuncionalidades na prática”.
O comunicado destaca ainda que “os dados sobre o envolvimento evidenciam a necessidade de articulação e coordenação entre as próprias administrações e o setor privado, ratificando a utilidade e o sentido de iniciativas como esta jornada proposta ontem pela LaLiga”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LaLiga lidera reunião com comunidades autónomas para debater propostas de combate ao ódio no desporto
{{ noCommentsLabel }}