BRANDS' ECOSEGUROS Reporte de KPIs e gestão do negócio após a implementação da IFRS 17&9
O ano de 2024 marcou o início do reporte segundo a nova norma de relato contabilístico, a IFRS 17. Filipa Ventura, Senior Manager EY, indica os principais desafios desta mudança.
Na passada quarta-feira, dia 27 de novembro, a EY organizou um Executive Breakfast nos seus escritórios de Lisboa, onde partilhámos a nossa visão sobre as áreas de foco para o setor segurador após a entrada em vigor da IFRS 17 e apresentámos o EY Dashboard KPIs IFRS17&9, desenvolvido internamente. O evento contou com a participação de representantes de 12 companhias seguradoras a operar no mercado nacional.
O Dashboard toma por base a informação publicada sobre o encerramento do exercício de 31.12.2023 e comparativo com 31.12.2022 e permite a monitorização ágil e dinâmica de indicadores de desempenho e comparabilidade com o mercado, apoiando a tomada de decisão sobre a evolução do negócio.
Neste evento destacámos as seguintes áreas de foco e principais desafios no pós IFRS 17 para as áreas atuariais e financeiras:
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Otimização de fechos
Neste âmbito enquadram-se atividades relacionadas com a melhoria dos processos de gestão de custos e pricing, otimização dos processos atuariais para antecipação da obtenção de dados necessários ao cálculo das provisões, a redução do número de lançamentos manuais, a redução dos timings do processo de fecho e a otimização contínua da comunicação entre as áreas atuariais e financeiras.
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Controlo interno e otimização de processos
Um survey da EY realizado a várias Empresas de Seguros internacionais durante o ano de 2023 revelou que 65% dos executivos financeiros entende que estandardização dos processos e controlos será uma prioridade significativa para a função Financeira do futuro, e 58% revelou que a combinação entre tecnologia de ponta e a melhoria de processos e automatização de controlos será o foco.
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Planeamento financeiro
A introdução da norma IFRS 17 veio obrigar as Empresas de Seguros a realizar um conjunto alargado de alterações nos respetivos processos internos, entre eles o planeamento financeiro. Como forma de acelerar esta adaptação identificamos a aposta em soluções flexíveis, e que se adaptem à arquitetura existente para IFRS17, a redução da dependência dos modelos atuariais (embora mantendo a aposta em soluções que sejam capazes de lidar com elevado volume de dados) e o desenvolvimento de métodos de análise de cenários que não dependam de corridas de modelos atuariais.
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Reporte de KPIs e gestão do negócio
A IFRS 17 introduziu largas mudanças na forma como as Empresas de Seguros passaram a reconhecer e mensurar os contratos de seguro, e a divulgar a sua informação financeira. Há um conjunto alargado de novas métricas e indicadores que é necessário compreender, interpretar e monitorizar de forma a assegurar uma gestão eficaz e informada do negócio por parte dos órgãos de gestão das Empresas de Seguros.
Reporte de KPIs e gestão do negócio – interpretar novas métricas e indicadores
A análise da evolução do negócio à luz de novos indicadores de desempenho continua a ser um desafio para muitas Administrações de Empresas de Seguros, existindo ainda um caminho a percorrer no sentido de otimizar os relatórios à gestão e melhorar o entendimento sobre os resultados obtidos ao abrigo do novo enquadramento normativo.
Quando inquiridos sobre o estado de desenvolvimento da elaboração de dashboards de KPIs e informação à gestão, 19% dos participantes no evento informaram estar ainda num estado baixo, 57 % num estádio de desenvolvimento médio e 24 % num estado mais avançado.
O Dashboard desenvolvido internamente pela EY procura dar resposta a este desafio, tratando-se de um acelerador para a gestão e monitorização do desempenho do negócio. Este Dashboard permite a análise detalhada da evolução e composição do Balanço e P&L, bem como a monitorização de um conjunto de mais de 25 KPIs IFRS 17 e 9, incluindo métricas de resultados, capital, lucro, despesas e performance técnica e financeira dos contratos. Na sua versão base, a análise pode ser feita para diferentes períodos, tipos de negócio, para o mercado ou por empresa de seguros, podendo ser customizável e escalável para adaptar-se ao modelo de dados e necessidades especificas de determinada empresa.
Num survey realizado a nível internacional pela EY a várias Empresas de Seguros, foram identificados como KPIs mais relevantes para Empresas de Seguros Vida no pós IFRS 17 o resultado operacional, a CSM do novo negócio e o retorno sobre o capital próprio. O resultado operacional foi também identificado pelas empresas consultadas como um dos principais indicadores de desempenho para Empresas de Seguros Não Vida, acompanhado pelo rácio combinado e pelos prémios brutos emitidos.
O desempenho do mercado segurador internacional após a implementação da IFRS 17 continua a ser alvo de análise nas publicações internacionais da EY. A mais recente publicação pode ser consultada aqui, e inclui a análise de um conjunto de KPIs com base na informação financeira publicada com referência a 30.06.2024.
O investimento levado a cabo pelas Empresas de Seguros na implementação da IFRS 17 foi elevado, mas certo é que a IFRS 17 não se pode cingir à adoção e cumprimento do normativo. É prioritário identificar as principais métricas de performance para definir uma adequada estratégia futura de negócio, que crie valor para as empresas. Acreditamos que com o acelerador que desenvolvemos na EY podemos ajudar a antecipar o posicionamento futuro das empresas de seguros no setor e a ficar na linha da frente.
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