Estes depósitos (ainda) rendem mais do que os Certificados de Aforro

Os novos depósitos a prazo já rendem, em média, menos do que os Certificados de Aforro. Mas ainda há mais de duas dezenas de opções que batem a taxa dos títulos de dívida do Estado.

Os bancos continuam a cortar a fundo na remuneração dos depósitos a prazo. Em outubro, a taxa de juro média caiu para 2,39%. Isto significa que os Certificados de Aforro voltaram a ser mais atrativos para as famílias, dado que a taxa base destes produtos para novas subscrições é de 2,5%. Porém, ainda há mais de duas dezenas de depósitos que pagam acima dos títulos de dívida da República.

Com a descida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu, os depósitos bancários estão a perder o brilho rapidamente. Os últimos dados do Banco de Portugal mostram que a taxa de juro das novas aplicações com prazo acordado está em queda há dez meses e que a taxa média das novas operações caiu em outubro para 2,39%.

Comparando a remuneração dos depósitos a prazo com os Certificados de Aforro, que é o produto de poupança mais próximo, deixou de compensar colocar o dinheiro a render no banco. No entanto, ainda há na oferta bancária mais de duas dezenas de depósitos que pagam mais, segundo a pesquisa realizada pelo ECO junto dos bancos.

Em média, estes depósitos a três meses que superam os Certificados de Aforro pagam uma taxa de 3%, ficando assim acima da inflação que em novembro se fixou nos 2,5%. Mas importa também ter em conta a tributação de 28% sobre os juros gerados.

Banca continua a cortar juros dos depósitos

Fonte: Banco de Portugal

Boas-vindas e Natal suportam juros

A consulta realizada pelo ECO ao mercado evidencia que os bancos continuam a oferecer as condições mais atrativas nos depósitos de boas-vindas, destinados a novos clientes, privilegiando os canais online, nomeadamente o homebanking e app.

Esses são os que pagam mais: vemos isso no Banco Big com o Super Depósito a 3 meses, e no Banco Português de Gestão (BPG) com o BPG Start, que oferecem atualmente uma taxa anual nominal bruta (TANB) de 4%. Banco Best e Openbank oferecem 3,5% e 3,4% em depósitos de boas-vindas, respetivamente. Mas a grande maioria oferece 3% ou menos neste tipo de depósitos.

Com o aproximar da quadra natalícia, alguns bancos apresentam uma oferta especial para celebrar a ocasião, casos do Activobank com o Depósito Flash Natal a um mês, e do Banco Carregosa com o DP Banco Carregosa Natal, ambos com TANB de 3%. O Depósito Especial Natal 3 Meses da Caixa rende 2,6% em termos anuais.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Queda da Euribor também vai pressionar remuneração dos certificados

Os dados do Banco de Portugal revelam que os bancos nacionais são dos mais contidos no que toca a remunerar os depositantes. Na Zona Euro, a média dos depósitos a prazo situou-se nos 2,73%, com Portugal a observar a sexta taxa mais baixa, superando apenas Chipre, Grécia, Eslovénia, Croácia e Espanha.

Se a descida das Euribor está a pressionar os juros dos depósitos nacionais desde o início do ano, tudo aponta para que o mesmo efeito atinja os Certificados de Aforro no próximo ano — que em outubro, e quase um ano depois, voltaram a captar poupanças líquidas junto das famílias.

A taxa base dos Certificados (revista a cada três meses) é calculada com base na média da Euribor a 3 meses dos últimos dez dias de cada mês, com um limite máximo nos 2,5%. Na passada sexta-feira, a taxa a três meses baixou para 2,868%, conferindo assim uma taxa base de 2,5% aos Certificados de Aforro. No entanto, a rota descendente das Euribor dos últimos meses e as perspetivas dos mercados deixam antever que em 2025 baixará daquela fasquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes depósitos (ainda) rendem mais do que os Certificados de Aforro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião