5 coisas que vão marcar o dia
Dia ficará pela divulgação de indicadores económicos relevantes por cá e lá fora e pelo primeiro debate quinzenal de Luís Montenegro depois da aprovação do OE 2025.
Dia ficará pela divulgação de indicadores económicos relevantes por cá e lá fora e pelo primeiro debate quinzenal de Luís Montenegro e do Governo depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025).
Montenegro regressa ao Parlamento
Esta quarta-feira, o Governo regressa à Assembleia da República para mais uma sessão plenária. Será o primeiro debate quinzenal depois da aprovação do OE 2025, alcançada graças à abstenção do PS. O debate servirá também para preparar o próximo encontro do Conselho Europeu, em Bruxelas, o primeiro presidido por António Costa desde que assumiu funções como presidente, no início do mês.
Inflação, desemprego e petróleo
A manhã fica marcada pela divulgação de um conjunto de indicadores pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nomeadamente, a evolução do índice de Preços no Consumidor (IPC), em novembro e a atividade dos transportes em outubro. Lá fora, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) dará conta dos dados mais recentes sobre a taxa de desemprego naqueles países, incluindo Portugal, já a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulgará o seu relatório mensal do mercado do petróleo.
Como evoluiu a inflação nos EUA?
Esta tarde, serão divulgados os dados sobre o índice de preço do consumidor (IPC), dos Estados Unidos, referente ao mês de novembro. Os dados vêm a público uma semana antes da última reunião do ano da Reserva Federal dos Estados Unidos, agendada para 17 e 18 de dezembro, e na qual deverá ser concretizado um novo corte de 25 pontos base nas taxas de juro.
Savannah Resources vai ao Parlamento
Antes do debate quinzenal, a Comissão de Ambiente e Energia vai discutir o projeto lítio do Barroso liderado pela britânica Savannah Resources, liderada pelo português Emanuel Proença. As audiências vão começar por ouvir a Associação Povo e Natureza do Barroso e a Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, sobre a questão da mineração, seguindo-se a própria empresa para prestar esclarecimentos.
Ministra da Saúde responde sobre o INEM
A crise no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as alegadas mortes que resultaram da falta de operacionais no terreno ainda carece de esclarecimentos e, por isso, Ana Paula Martins, vai ser ouvida esta quarta-feira na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, a pedido do Bloco de Esquerda e da Iniciativa Liberal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}