BRANDS' TRABALHO Maior procura por alimentação saudável travada por limitações no orçamento

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  • 11 Dezembro 2024

O estudo Barómetro FOOD revela que 88% dos portugueses estão mais preocupados com a escolha de alimentos saudáveis e 98% revelam dar importância ao tema do desperdício alimentar.

Os portugueses estão cada vez mais preocupados em fazer uma alimentação saudável e sustentável, com 88% a revelarem que prestam cada vez mais atenção ao que colocam no prato. Esta é a principal conclusão do estudo Barómetro FOOD, lançado anualmente no âmbito do Programa FOOD (Fighting Obesity through Offer and Demand), coordenado pelo Grupo Edenred, em conjunto com 19 parceiros públicos e Universidades, entre as quais a Direção-Geral de Saúde e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Dedicado à promoção de uma alimentação equilibrada através de diversas ações junto dos colaboradores, empresas e dos restaurantes, o programa avalia anualmente, através do seu barómetro, expectativas, procura e hábitos alimentares. Este ano, o inquérito conta com respostas de 49.990 trabalhadores e 1.491 operadores de restaurantes em 22 países de todo o mundo. Em Portugal, o barómetro contou com mais de 1700 respostas.

No Barómetro de 2024, a saúde aparece como a principal motivação para querer comer melhor, numa altura em que cerca de metade dos portugueses indica que faz pelo menos uma refeição principal saudável por dia. O estudo destaca ainda que os restaurantes estão a adaptar-se para corresponder à procura dos clientes por refeições mais saudáveis e por uma redução do desperdício alimentar.

No entanto, num cenário de aumento dos preços dos bens alimentares, o crescimento da procura por uma nutrição mais saudável e sustentável é limitado pela necessidade de gerir o orçamento familiar, e 51% indicam estar preparados para cortar despesas na alimentação. Neste ponto, os dados sublinham o papel fundamental dos vales de refeição na salvaguarda dos orçamentos alimentares e no aumento da quantidade e qualidade das refeições, o que valida e reforça as tendências que surgiram no ano passado.

Tendência n.º 1: Trabalhadores e restaurantes focados na alimentação saudável num contexto de desafios económicos

No Barómetro FOOD 2024, 88% das pessoas revelaram que prestam mais atenção à comida saudável. 51% dizem que mudaram os hábitos alimentares no último ano, para comer melhor e de forma mais saudável. 54% dos portugueses revelam mesmo que têm em consideração o índice nutricional das escolhas que fazem e 48% afirmam fazer entre 7 e 14 refeições principais saudáveis por semana, ou seja, o equivalente a pelo menos a uma refeição saudável por dia. No entanto, apenas 21% das pessoas afirmam fazer entre 11 e 14 refeições saudáveis por semana.

Na lista das motivações para querer comer melhor, as preocupações com a saúde surgem em primeiro lugar, apontadas por 81% das pessoas. O gosto por este tipo de refeições e a procura de maior diversidade aparece em segundo lugar, destacada por 61% das pessoas, seguida pelas preocupações com o ambiente e os animais, identificada por 56%. 83% dos portugueses esperam também que os restaurantes disponibilizem uma oferta mais saudável, contemplando produto mais frescos, mais vegetais, opções vegetarianas e/ou veganas e incluindo informação nutricional clara.

Do lado dos estabelecimentos, 74% consideram que já promovem uma alimentação mais saudável. 32% apontam um aumento da procura por refeições mais equilibradas e 35% assinalam também uma maior procura por refeições veganas. Face a esta tendência, mais de metade revela que, nos últimos anos, alterou os seus hábitos e fornecedores no sentido de ter produtos locais e mais saudáveis. Nesta linha, 59% referem que utilizam produtos orgânicos na preparação dos seus menus, e 68% tem pratos vegetais nas suas ementas. Contudo, 44% indicam que preparar refeições equilibradas/saudáveis é mais exigente e 55% avançam que é mais caro. É de destacar que 38% dos responsáveis de restaurantes acreditam que propor opções saudáveis traz fontes de receitas sustentáveis.

Tendência n.º 2: Restaurantes aderem ao movimento contra o desperdício alimentar

O desperdício alimentar apresenta-se como uma preocupação transversal. 98% dos portugueses indicaram que esta é uma questão importante, ou muito importante, para si. 80% gostariam inclusivamente de saber que restaurantes têm medidas concretas contra o desperdício alimentar.

Por seu lado, 79% dos responsáveis de restaurantes revelaram já ter implementado medidas para limitar o desperdício alimentar. Entre elas destacam-se as caixas de sobras, as parcerias com plataformas contra o desperdício e a reutilização de ingredientes para preparar receitas especiais.

Tendência n.º 3: A importância do cartão refeição na salvaguarda dos orçamentos para alimentação e no aumento da qualidade alimentar

Com 90% dos portugueses a indicarem ser expectável um aumento de preços dos bens alimentares e refeições nos próximos meses, e perante o facto de, no final do mês, 71,3% já terem utilizado o valor do seu cartão refeição e terem de pagar as suas refeições com o orçamento global, 51% admitiram estar preparados para fazer cortes nesta área.

É de destacar que 65% dos trabalhadores inquiridos consideram que o cartão refeição representa um aumento do seu poder de compra. 17% destacam mesmo que, se perdessem o seu cartão de alimentação, teriam piores hábitos alimentares e 34% que iriam menos a restaurantes. Se o valor do seu cartão duplicasse, 78% assumem que iriam melhorar a qualidade das suas refeições.

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