Zurab Pololikashvili (Turismo da ONU) garante que o turismo já ultrapassou os efeitos da pandemia
A taxa de recuperação é de 95%, comparando os níveis atuais com os de 2019, “o ano com o maior número de turistas da história”.
O secretário-geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, garantiu numa entrevista ao “Palco23” que o turismo já deixou para trás os efeitos da pandemia.
Numa análise da situação do setor do turismo, Pololikashvili salienta ainda que, até há relativamente pouco tempo, “a China estava fechada, sendo um dos maiores mercados turísticos do mundo”.
Enquanto durante o primeiro período pós-pandemia as viagens domésticas se tornaram mais importantes, uma vez que “os turistas não podiam sair dos seus países de origem”, em 2024 Pololikashvili antecipa um ano em que “o turismo internacional está a experimentar um aumento em relação ao turismo doméstico”.
O setor está a mostrar resultados positivos à escala global e uma tendência que também se reflete a nível local, onde os últimos dados do Conselho de Turismo preveem que Espanha feche o ano de 2024 com novos números recorde, atingindo 95 milhões de turistas recebidos, o que seria 11,7% mais do que em 2023.
IMPACTO ECONÓMICO
Zurab Pololikashvili quis também sublinhar o importante impacto económico da indústria do turismo, assegurando que há muitos países que vivem exclusivamente destes serviços e que “todos os dias há chefes de Estado que investem em infra-estruturas para atrair mais turismo”, um setor que “gera novos empregos e proporciona rendimentos às famílias”.
Apesar dos aumentos de preços entre 20% e 30% nos hotéis e nos transportes, o secretário-geral da agência especializada da ONU garante que “as reservas continuam a aumentar. A procura é muito maior do que a oferta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zurab Pololikashvili (Turismo da ONU) garante que o turismo já ultrapassou os efeitos da pandemia
{{ noCommentsLabel }}