Santander cumpre requisitos mínimos determinados pelo BCE para 2025
O banco assegura que cumpre os requisitos definidos pelo BCE para os rácios de capital (CET1, de Tier 1 e rácio total) para o próximo ano.
O Santander Totta adiantou esta quarta-feira que os seus rácios de capital, com referência em 30 de setembro, cumprem “plenamente” os novos requisitos mínimos do Banco Central Europeu (BCE) para 2025, segundo um comunicado enviado ao mercado.
Além dos requisitos mínimos, “o Banco de Portugal comunicou a reserva adicional que é exigida à SGPS”, lê-se em comunicado. “A SGPS cumpria plenamente, considerando os rácios de capital (fully loaded) registados em 30 de setembro de 2024, os requisitos definidos, em termos de CET1 (Common Equity Tier 1), de Tier 1 e rácio total”, indica o banco.
O banco divulgou também os requisitos mínimos prudenciais para 2025, que são de 9,581% no CET1, 11,391% no Tier 1 e 13,803% totais.
Segundo o Santander, “os ‘buffers‘ [amortecedores] incluem a reserva de conservação de fundos próprios (2,5%), a reserva O-SII (0,75%), a reserva de risco sistémico setorial (0,85%, em vigor desde 01 de outubro, sendo calculada trimestralmente) e a reserva contracíclica específica (0,05%, sendo atualizada trimestralmente)”.
“O requisito de Pilar 2, em 2025, definido no âmbito do SREP, manteve-se em 1,65%”, acrescenta o banco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santander cumpre requisitos mínimos determinados pelo BCE para 2025
{{ noCommentsLabel }}