Últimos cartuchos até ao Natal
Tanto o Leão como o Dragão voltaram aos triunfos, porém continuam longe das suas melhores capacidades. E tanto um como o outro treinador já foram contestados. Os três grandes já viveram melhores dias.
O Natal está à porta e faz sempre falta uma dose de otimismo para com o futuro. Quem deve desejar religiosamente bons tempos é João Pereira (Sporting), mas Vítor Bruno (FC Porto) também pode relacionar-se. Tanto o Leão como o Dragão voltaram aos triunfos, porém continuam longe das suas melhores capacidades. E tanto um como o outro treinador já foram contestados. O Benfica até recuperou pontos com a vitória na Choupana, mas também não pode rir muito, porque vem de dois deslizes (1-1 em Vila das Aves e 0-0 com o Bolonha na Luz). Os três grandes já viveram melhores dias.
Olhando à última jornada, os principais destaques foram os seguintes: a primeira vitória do Sporting de João Pereira na Primeira Liga (3-2 ao Boavista); o despiste do Benfica na casa do AVS SAD (1-1); novo triunfo do FC Porto sobre o Estrela Amadora por 2-0 no Estádio do Dragão; empates dramáticos no Braga x Famalicão (3-3, com golo de Ricardo Horta aos 90+4 minutos) e Rio Ave x Vitória SC (2-2).
Mencionar que, extra-futebol, o jogo entre o FC Porto e o Estrela Amadora ficou também marcada por uma confusão no túnel.
Moreirense x FC Porto: Repetição ou Vingança?
O Moreirense e o FC Porto já tiveram duas danças esta temporada: uma delas, os dragões triunfaram por 2-0 na Taça da Liga, no Estádio de Aveiro, e a outra é inesquecível. FC Porto eliminado da Taça de Portugal em casa do Moreirense (2-1). Agora voltam a enfrentar-se no mesmo estádio, só que a contar para a Primeira Liga. Está tudo a pensar no mesmo: repetição ou vingança?
É verdade que, a nível de resultados, o FC Porto já vence, porém em termos exibicionais, ainda está a milhas da sua melhor versão. Defensivamente, tem permitido menos e só sofreu um golo nos últimos quatro jogos. Ofensivamente, na última jornada, apresentou dificuldades em diversificar a chegada à área, na criação de grandes chances e última decisão. André Villas-Boas disse que este FC Porto de Vítor Bruno joga mais de posse e controlo, mas, por vezes, também escassa em soluções/criatividade (houve sim criatividade na bola parada, frente ao Estrela Amadora).
O Moreirense, em semelhança ao FC Porto, tem sido refém da sua casa. A turma de César Peixoto continua invicta no seu estádio, com 4 vitórias e 2 empates. Por outro lado, fora de casa, o Moreirense leva seis derrotas em oito jogos na Primeira Liga. Os dragões também apresentam esse contraste, pois são a equipa do campeonato com melhor registo em casa: 8 vitórias em 8 jogos, 21 golos marcados e apenas dois sofridos. Contudo, fora de portas em todas as competições, levam 2 empates e 3 derrotas nos últimos cinco jogos.
Gil Vicente x Sporting: Sentido obrigatório é seguir em frente, se não…
O Sporting fez um excelente sprint, mas, neste momento, o FC Porto e o Benfica já cheiram as costas do Leão e isto é uma maratona. É obrigatório vencer ao Gil Vicente. Até porque, mesmo que o Sporting tenha voltado aos triunfos (suados), o momento ainda é de instabilidade e os próximos jogos são a doer.
Após o Gil Vicente, o Sporting vai receber o Benfica, visitar o Vitória SC e enfrentar o FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga até à primeira semana de janeiro. Há muita coisa em jogo, apesar de que, segundo a imprensa nacional, João Pereira é para continuar até ao fim.
O Sporting ganhou os últimos dois jogos (3-2 ao Boavista e 2-1 ao Santa Clara). No entanto, a nível exibicional, continua a deixar a desejar. Logo na baliza, nem Franco Israel nem Kovacevic dão garantias de segurança. Defensivamente, a equipa vem apresentando várias dificuldades, fruto também de um enfraquecimento coletivo. Mais à frente no campo, o Sporting decresceu a qualidade de criação e a eficácia e quando começa a ganhar, tem sido complicado gerir vantagem (viu-se com o Boavista e com o Santa Clara, para a Taça). A intranquilidade e ansiedade de alguns jogadores – devido ao momento – é palpável.
Em relação ao Gil Vicente, a turma de Bruno Pinheiro recupera de uma fase complicada (4 derrotas consecutivas na Liga, incluindo goleada de 4-0 pelo Vitória SC). Agora vem de duas vitórias seguidas no campeonato, diante do Farense (1-0; fora) e do Nacional (2-1; casa). É a primeira vez nesta época que ganha de forma seguida na Primeira Liga. Encontra-se assim no 10. ° lugar.
Benfica x Estoril-Praia: A Última Luz antes do Natal e de 2024
Bruno Lage já chegou aos 10 jogos invicto na Liga e está a um ponto do líder Sporting, mas o futebol do Benfica também tem estado longe de ser brilhante. O impacto da entrada de Lage foi imediato e já houve várias goleadas (e boas exibições), ultimamente deparou-se com maiores dificuldades e tem custado bem mais vencer. O próximo adversário é o Estoril-Praia, com duelo marcado para as 18h45 da próxima segunda-feira, dia 23 de dezembro.
Pavlidis continua sem uma relação saudável com a baliza e fracassa nesse aspeto, apesar de no passado já ter dado mais ao jogo através de outras dinâmicas. Frente ao Nacional, Kerem Akturkoglu não foi eficaz e Lucas França esteve em destaque. Ángel Di Maria bisou e voltou a fazer uma bela exibição, a partir do corredor direito que por norma funciona relativamente bem.
Olhando para o Estoril-Praia, Ian Cathro faz parte da lista de treinadores que segue em serviço desde o início de época (10/18). Nos últimos cinco jogos, os canarinhos ganharam apenas um jogo (2-1 ao Famalicão); empataram 2 e perderam outros 2. Encontra-se de momento no 12.° lugar, com 14 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Últimos cartuchos até ao Natal
{{ noCommentsLabel }}