Burger King, Mcdonald’s e Telepizza, as 3 principais marcas de restaurantes para consumo online em Espanha
Burger King, McDonald's e Telepizza lideram o ranking como as três marcas de restaurantes com maior utilização de plataformas digitais no setor do delivery.
De acordo com o mais recente estudo “Wrapped Digital 2024” realizado pela GfK DAM, a empresa oficial de medição de audiências digitais em Espanha, que analisa os 10 sítios Web, redes sociais, sites de delivery, bancos e viagens mais populares do ano.
O relatório fornece um retrato da navegação na Internet e da utilização de aplicações pela sociedade espanhola em 2024 e posicionou o delivery como uma opção de consumo fundamental para os utilizadores. Neste setor, a Telepizza está posicionada no top 3 das cadeias de restaurantes como a única marca de pizzas, com uma média de 1.649.318 utilizadores únicos que fizeram encomendas através da aplicação e da Web no período entre janeiro e outubro deste ano.
A marca líder de pizzas em Espanha também registou um aumento significativo de cerca de 12% em relação ao ano anterior, demonstrando que continua a fidelizar e a atrair consumidores que encomendam as suas pizzas a partir de casa.
De acordo com o relatório, o consumo de delivery está cada vez mais ligado a grandes eventos, como os desportivos. Este ano, por exemplo, o Campeonato Europeu de Futebol impulsionou as visitas às plataformas de entrega de comida, com picos significativos durante os jogos, até 200% durante a final Espanha-Inglaterra. Algumas marcas, como a Telepizza, estiveram ligadas a esta tendência, lançando experiências gastronómicas exclusivas para os consumidores nestas datas.
Entretanto, os hambúrgueres continuam a ser outra das atrações gastronómicas nas encomendas online dos espanhóis. O Burger King lidera o ranking de entregas com uma média de 5.081.410 utilizadores únicos em 2024, embora tenha diminuído 8,5% em comparação com os dados do ano anterior. É seguido pelo McDonald’s com mais de 4.494.402 utilizadores únicos, que, neste caso, registou um crescimento de 14,5% em relação aos números detetados em 2023.
O estudo inclui também Just Eat, Glovo e Uber Eats como plataformas de entrega, com mais de 3,6 milhões, 3,4 milhões e 2,5 milhões de utilizadores únicos, respetivamente. Outras marcas como a Domino’s Pizzas também aparecem no ranking, mas diminuíram o seu número de utilizadores únicos em 8,8% em relação ao ano anterior. Nas duas últimas posições está a KFC com mais de 1,2 milhões de utilizadores únicos, seguida da Foster’s Hollywood com mais de 750.000.
O medidor oficial de audiências digitais também revelou outras tendências digitais e hábitos de navegação dos espanhóis. Neste contexto, verifica-se uma consolidação da utilização das redes sociais, com uma descida do X; um avanço na democratização da utilização da inteligência artificial; um aumento da proeminência dos neobancos; e um crescimento do consumo de plataformas de viagens, entre outras inclinações e comportamentos de utilização digital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Burger King, Mcdonald’s e Telepizza, as 3 principais marcas de restaurantes para consumo online em Espanha
{{ noCommentsLabel }}