Quem é John Arrigo, o novo embaixador em Portugal escolhido por Trump

O empresário do setor automóvel foi escolhido para a embaixada dos EUA em Portugal. Liderou a Arrigo Auto, com concessionárias na cidade de West Palm Beach, onde Donald Trump tem casa.

O presidente eleito dos Estados Unidos aproveitou a véspera de Natal para anunciar o nome do embaixador norte-americano em Portugal. A escolha recaiu sobre o empresário John Arrigo, uma personalidade da sua confiança e ligada ao setor automóvel.

Donald Trump escreveu na rede social Truth o motivo da sua decisão e admitiu que conhece o gestor que vai ocupar a embaixada dos EUA em Portugal há mais de três décadas.

“John é um empresário de grande sucesso na indústria automóvel e um campeão de golfe. Há mais de trinta anos que é um líder incrível nos negócios em West Palm Beach e é respeitado por todos. Conheço o João há muito tempo. Fará um trabalho incrível pelo nosso país e colocará sempre a América em primeiro”, anunciou o presidente norte-americano eleito.

John Arrigo foi vice-presidente da Arrigo Auto Group, uma empresa de venda de automóveis, até 2020, segundo a rede social Linkedin. Entre 1982 e 1985, frequentou a Florida Atlantic University e foi durante a licenciatura que entrou para a empresa Arrigo Auto, do grupo Morgan Automotive. A Arrigo Auto tem concessionárias em três cidades no estado da Flórida: West Palm Beach, onde Donald Trump tem casa, Fort Pierce e Tamarac.

“O Arrigo Auto Group na Flórida trata as necessidades de cada cliente individual com extrema preocupação. Sabemos que tem grandes expectativas e, como concessionários de automóveis, gostamos do desafio de corresponder e superar esses padrões sempre. Permita-nos demonstrar o nosso compromisso com a excelência”, lê-se no site oficial da empresa do futuro embaixador.

Em 2019, John Arrigo disse ao jornal “The Palm Beach Post” que geria cinco stands automóveis no sul da Flórida juntamente com o irmão, Jim Arrigo, com cerca de 600 funcionários.

Foi há precisamente uma semana que ainda embaixadora dos EUA em Portugal, Randi Charno Levine, anunciou que iria renunciar ao cargo a 19 de janeiro de 2025, na véspera da tomada de posse do republicano Donald Trump e após quase três anos de serviço.

Numa mensagem de despedida divulgada online, a embaixadora Randi Charno Levine agradeceu a Joe Biden pela oportunidade de servir o seu país, destacou as principais conquistas económicas do seu mandato e anunciou que no próximo ano irá ser professora honorária de Diplomacia da Arte na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Servir como embaixadora foi uma das maiores honras da minha vida e uma aventura extraordinária. Foi um privilégio representar os Estados Unidos em Portugal – um país rico em história, cultura e uma amizade de longa data. Juntos, trabalhámos para fortalecer os profundos e duradouros laços económicos e culturais entre as nossas duas nações”, afirmou Randi Charno Levine.

No ano passado, o investimento dos EUA em Portugal quadruplicou para 2,1 mil milhões de euros, o que fez da maior economia do mundo o maior investidor estrangeiro em Portugal e o principal parceiro comercial do país fora da União Europeia. Quanto às receitas do turismo vindo do outro lado do Atlântico, aumentou 30%, em termos homólogos, para 2,5 mil milhões de euros à boleia dos 2 milhões de norte-americanos que visitaram Portugal em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem é John Arrigo, o novo embaixador em Portugal escolhido por Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião