5 coisas que vão marcar o dia
O dia ficará marcado por várias greves a nível nacional, seja nos aeroportos ou na recolha de lixo em Lisboa.
Depois do Natal, o país está a meio gás. Esta quinta-feira será marcada por várias greves a nível nacional, seja nos aeroportos, com os trabalhadores da antiga Groundforce ou na recolha de lixo em Lisboa. A bolsa de Lisboa está fechada.
Greve na higiene urbana em Lisboa
A greve dos trabalhadores da higiene urbana na cidade de Lisboa está convocada para 26 e 27 de dezembro. O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) justifica a greve com “as não respostas do executivo” da autarquia, liderada pelo social-democrata Carlos Moedas, aos problemas que afetam o setor da Higiene Urbana.
Trabalhadores da antiga Groundforce em greve
A contestação setorial vai continuar a fazer-se sentir depois do Natal. Prossegue a paralisação dos trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce), que se iniciou a 22 e termina esta quinta-feira, dia 26 de dezembro, podendo afetar o funcionamento dos aeroportos. Na origem da paralisação estão reivindicações sobre melhores condições salariais e de trabalho, nomeadamente a falta de transportes, que faz com que os trabalhadores se desloquem para o trabalho horas antes do início do respetivo turno.
E mais greves
Também os trabalhadores da Silopor, empresa pública que é responsável pelo descarregamento e armazenamento de mais de metade dos cereais importados por Portugal, vão fazer greve nos dias 26 e 27 de dezembro, assim como os trabalhadores das empresas de produção de pasta para papel da Navigator, em Aveiro, que iniciam na quinta-feira uma greve de três dias.
Assinatura de contratos de cooperação técnica e financeira com Municípios
No âmbito da cooperação técnica e financeira entre a Administração Central e a Administração Local, celebram-se contratos com os municípios de Boticas, Miranda do Douro e Terras de Bouro, para a concretização de projetos para o desenvolvimento regional e local. Participam o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, o diretor da direção-geral das Autarquias Locais, Andra Nikolic, e representantes dos municípios beneficiários.
Bolsa de Lisboa fechada
Depois das festividades, a bolsa de Lisboa está fechada. Os mercados bolsistas europeus também permanecerão encerrados esta quinta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}