Liga Portugal #16: Rui Borges no Sporting e mais dérbis para terminar 2024
2024 vai terminar com um último dérbi de Lisboa: Sporting x Benfica no dia 29 de dezembro às 20h30 no Estádio de Alvalade. mas não o único de interesse. Primeiro, ainda haverá um dérbi portuense.
Está tudo a pensar no mesmo. 2024 vai terminar com um último dérbi de Lisboa: Sporting x Benfica no dia 29 de dezembro às 20h30 no Estádio de Alvalade e a contar para a jornada 16 da Primeira Liga. Há um ingrediente que ainda torna as coisas mais interessantes. João Pereira foi demitido e vai ser o jogo de estreia do novo treinador dos leões, Rui Borges, que vinha a fazer um grande trabalho ao serviço do Vitória SC. Neste momento, o Benfica é líder com 38 pontos (um ponto de avanço do Sporting), mas tudo pode mudar. Tudo pode acontecer. É o jogo cabeça-de-cartaz, mas não o único de interesse. Primeiro, ainda vai haver um dérbi entre FC Porto e Boavista, no dia 28 de dezembro (sábado às 20h30) no Estádio do Dragão.
Quanto aos principais destaques da última jornada, o FC Porto “vingou-se” e quebrou a invencibilidade do Moreirense em casa; o Braga venceu em casa do Santa Clara e subiu ao quarto lugar; o Sporting empatou 0-0 com o Gil Vicente em Barcelos e o Benfica bateu o Estoril-Praia por 3-0 agarrando a liderança da Primeira Liga; o Vitória SC de ainda Rui Borges deu a reviravolta ao Nacional (2-1), mas sofreu golo nos descontos e terminou empatado (2-2).
Sporting x Benfica: O último dérbi de 2024
Passar de João Pereira para Rui Borges
João Pereira foi demitido e Rui Borges é oficialmente o novo treinador do Sporting. Isso muda tudo. Os últimos tempos não foram agradáveis ao Leão, seja pela onda de lesões, as críticas às arbitragens e os resultados negativos, onde a relação adeptos-equipa sofreu e sentiu-se também a intranquilidade e ansiedade dos jogadores. Frederico Varandas decidiu cortar o mal pela raiz, lamentar o “presente envenenado” e dar uma oportunidade a Rui Borges, que apenas se estreou a temporada passada na Primeira Liga. Fez um excelente trabalho pelo Moreirense e levava um excelente trabalho no Vitória SC.
Rui Borges é um treinador que se destaca pela liderança e relação com os jogadores no qual, a nível tático, tem oscilado entre o 4-3-3 e o 4-2-3-1, tendo também já apresentado o 4-4-2 esta temporada. O cenário mais provável é então haver mudança, pois o Sporting utiliza uma base de 3-4-3 e Rui Borges prefere jogar com uma linha de quatro e três médios (recordar que já jogou com dois em 4-4-2). Face a maré de lesões no Sporting, será difícil jogar com três médios, a não ser que vá à formação. Na conferência de apresentação, o técnico disse também ser um treinador «que arranja soluções» e que «não está para lamentar». Taticamente há assim muita curiosidade.
No dia 29 de dezembro, o Sporting vai enfrentar o Benfica em Alvalade e, apesar de ser um momento complicado para Rui Borges entrar por vários motivos e ter agora um jogo de estreia de maior exigência, o técnico até fica numa situação favorável: se ganhar o dérbi, restaura a fé dos adeptos e pode ser visto como um herói acabado de chegar; se perder, tem desculpa porque de facto só teve três dias para treinar. Para Bruno Lage, a mudança de treinador antes do dérbi não deve ser a melhor notícia a nível de preparação de jogo, pois há naturalmente maior imprevisibilidade sobre como jogará o Sporting de Rui Borges, seja em estilo de jogo, seja em 11 inicial e outras dinâmicas.
E como anda o Benfica?
Olhando ao outro lado da 2.ª Circular, o Benfica passou o Natal na liderança da Primeira Liga e isso tem a sua parte: dá maior confiança aos adeptos, a Bruno Lage e à equipa para ir lutar em Alvalade. Ao mesmo tempo que a imprevisibilidade tática do Sporting de Rui Borges é um ponto que pode afetar Bruno Lage na preparação e no jogo, o facto do Benfica de Bruno Lage ser um projeto com bem mais tempo pode beneficiar as águias, pois os jogadores estão mais interiorizados com as dinâmicas do treinador e devem saber o que têm de fazer. Os detalhes contam muito.
No geral, os resultados do Benfica têm sido positivos (fora os empates com o AVS SAD e com o Bolonha há pouco tempo): 8 vitórias, 2 empates e uma derrota desde novembro. Ainda assim, continua sem jogar um futebol brilhante. Nesse período, houve exibições irrepreensíveis, frente ao FC Porto (4-1 na Luz) e Estrela Amadora (7-0) por exemplo, mas também houve vitórias de maior dificuldade. É hábito dominarem a posse de bola, mas nem sempre mostraram capacidade de encontrar soluções e de forma criativa em ataque posicional. Destacar o trabalho recente de Ángel Di María e o bom funcionamento do corredor direito.
FC Porto x Boavista: Um Xeque-Mate para terminar 2024?
O FC Porto pode vir a ter um ótimo fim-de-semana: vencer o dérbi com o Boavista (antepenúltimo classificado) diante dos seus adeptos no Estádio do Dragão e isolar-se provisoriamente na liderança da Primeira Liga. No dia seguinte, em caso de empate no Sporting x Benfica, acabará o ano de 2024 no primeiro lugar e isso é mais um choque de motivação para Vítor Bruno, equipa técnica e jogadores. Ainda há muita margem de progressão no futebol dos dragões, mas vê-se que Vítor Bruno está a tentar soluções e as vitórias têm aparecido.
O maior destaque do triunfo frente ao Moreirense, além de apagar fantasmas do passado, foi Rodrigo Mora, que marcou, assistiu e recebeu o prémio de melhor jogador em campo. Se, nos últimos tempos, faltou por vezes capacidade criativa no processo ofensivo do FC Porto, o jovem de 17 anos pode ser uma solução para ajudar nisso. Além disso, tem uma ótima relação com Samu Aghehowa fora e dentro de campo. Estaremos diante do nascer de uma grande dupla no FC Porto? Será interessante também perceber se Vítor Bruno vai manter Wenderson Galeno a lateral-esquerdo (três jogos seguidos).
Quanto ao Boavista, a turma de Cristiano Bacci atravessa uma fase muito complicada: antepenúltimo lugar (16.º) com 12 pontos e apenas duas vitórias em 16 jogos, incluindo também com a eliminação da Taça de Portugal pelo Varzim. O Boavista já viveu sem dúvida melhores dias, mas também pode olhar para esta deslocação ao Dragão e por ser um dérbi como uma oportunidade para deixar uma boa imagem e sinais de alguma esperança para um melhor 2025. O encontro está marcado para as 20h30 deste próximo sábado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liga Portugal #16: Rui Borges no Sporting e mais dérbis para terminar 2024
{{ noCommentsLabel }}