“Olhamos para o vinho como mais um elemento à mesa”

  • ECO
  • 30 Dezembro 2024

No mais recente episódio do podcast E Se Corre Bem? vamos falar de vinho com quem percebe: António Maria Soares Franco, Co-Ceo da José Maria da Fonseca.

No 11.º episódio do podcast E Se Corre Bem?, o convidado foi António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca, a empresa de vinhos com quase dois séculos de história e sete gerações. Qual será o segredo que tem conduzido este negócio familiar ao sucesso global?

A José Maria da Fonseca nasceu em 1834, fruto da paixão de José Maria da Fonseca pelo vinho. Inicialmente um matemático sem ligação ao setor, decidiu abraçar o desafio após herdar terras em Azeitão como pagamento de dívidas. “Ele olhou para o negócio com um olhar de gestor, inovador e marketeer”, explicou António Maria Soares Franco, sublinhando o pioneirismo da marca ao criar o Periquita, o primeiro vinho tinto engarrafado de Portugal.

A atenção ao detalhe e a preocupação com a qualidade permanecem no DNA da empresa: “Essa preocupação pelo detalhe está na família e na empresa até hoje e explica o sucesso das nossas marcas”, refere António Maria Soares Franco.

"Cada garrafa de vinho exportada leva um bocado do nosso país”

António Maria Soares Franco, Co-Ceo da José Maria da Fonseca

António Maria Soares Franco destacou o impacto cultural e económico da exportação de vinhos portugueses, que chegam a 76 países, entre eles o Brasil, onde sente “uma valorização incrível dos nossos produtos”. O empresário diz que todas as marcas exportadas deveriam sentir-se como embaixadoras de Portugal. “Cada garrafa de vinho exportada leva um bocado do nosso país”, refere, explicando que “o sucesso de uma marca portuguesa lá fora vai beneficiar todos nós”.

Apesar de se tratar de um setor tradicional, António Maria Soares Franco acredita que ainda há espaço para inovação: “Podemos inovar nas castas, nos processos de vinificação e na comunicação”. O empresário destacou também o papel das novas gerações, cada vez mais interessadas em vinhos autênticos que tenham histórias para contar.

Além dos desafios da empresa, também foi abordado a cultura do vinho em Portugal. “Eu acho que nós olhamos para o vinho como mais um elemento à mesa”. António Maria Soares Franco partilhou lembranças de quando era pequeno e falou sobre arte de ensinar a beber um vinho.

O empresário terminou sublinhando a importância da paixão no trabalho: “Eu digo muitas vezes aos comerciais que eles não estão a vender mais uma garrafa de vinho, mas a escrever a história, porque são mais um elo da cadeia”, explica.

Este podcast está disponível no Spotify e na Apple Podcasts. Uma iniciativa do ECO, que Diogo Agostinho, COO do ECO, procura trazer histórias que inspirem pessoas a arriscar, a terem a coragem de tomar decisões e acreditarem nas suas capacidades. Com o apoio do Doutor Finanças e da Nissan.

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