Os hospitais de Madrid lideram oito especialidades médicas no ranking nacional de 2024
Os hospitais de Madrid estão em primeiro lugar em oito das doze especialidades analisadas no Índice de Excelência Hospitalar 2024, segundo o Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada.
De acordo com este índice, o Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz lidera três especialidades (Ginecologia, Pneumologia e Oncologia Médica), enquanto o Hospital Universitário La Paz lidera duas áreas (Pediatria e Reumatologia).
O IEH 2024 analisa anualmente a excelência dos hospitais espanhóis, tanto públicos como privados, através de três eixos: geral, regional e especialidades, revelando os três primeiros centros em doze disciplinas médicas.
A Comunidade de Madrid reafirma a sua liderança absoluta em relação às outras regiões ao colocar três hospitais no top nacional: o Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz (1.º), o Hospital Universitário La Paz (2.º) e o Hospital Universitário Gregorio Marañón (3.º).
DOMÍNIO NAS ESPECIALIDADES
O Hospital Universitário Quirónsalud Madrid lidera em Cardiologia, enquanto o Hospital Clínico San Carlos lidera em Neurologia e o Hospital Universitário Gregorio Marañón se destaca em Psiquiatria, completando o domínio de Madrid em oito especialidades.
A Catalunha alcançou o primeiro lugar em duas especialidades: o Hospital Universitario Vall d’Hebrón em Cirurgia Geral e Digestiva e o Centro Médico Teknon em Urologia, de acordo com o relatório do Instituto Coordenadas.
A solidez do sistema de saúde de Madrid também se reflete na classificação geral, onde tem cinco centros entre os dez melhores de Espanha, seguida da Catalunha com quatro e da Comunidade Valenciana com um.
O Vice-Presidente Executivo do ICGEA, Jesús Sánchez Lambás, sublinha que a liderança do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz se deve “ao seu modelo de gestão baseado na excelência, na inovação e nos cuidados centrados no doente”.
METODOLOGIA RIGOROSA
Para elaborar esta análise exaustiva, o Instituto Coordenadas realizou 2.250 inquéritos a profissionais de saúde em Espanha, em diferentes hospitais, avaliando parâmetros como a qualidade da assistência e a satisfação dos pacientes.
O estudo tem em conta fatores como o serviço hospitalar, o bem-estar percebido pelo paciente, a capacidade de inovação, os cuidados personalizados e a eficiência na utilização dos recursos atribuídos.
Os resultados mostram que a Andaluzia e a Comunidade Valenciana lideram numa especialidade cada: Dermatologia no Hospital Universitário Virgen del Rocío e Traumatologia no Hospital Universitário e Politécnico La Fe, respetivamente.
LIDERANÇA CONSOLIDADA
O Hospital Universitário Fundação Jiménez Díaz mantém a sua posição como o melhor hospital de Espanha com uma pontuação de 0,998 em 1, seguido do Hospital Universitário La Paz (0,995) e do Hospital Universitário Gregorio Marañón (0,989).
A metodologia IEH analisa os hospitais públicos e privados espanhóis com maior compromisso com a qualidade e a sustentabilidade de um sistema de saúde universal, avaliando múltiplos parâmetros de forma rigorosa.
O relatório destaca que esta análise permite identificar as melhores práticas e os centros de referência em cada especialidade, contribuindo assim para a melhoria contínua do sistema de saúde espanhol.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os hospitais de Madrid lideram oito especialidades médicas no ranking nacional de 2024
{{ noCommentsLabel }}