Os hospitais de Madrid lideram oito especialidades médicas no ranking nacional de 2024

  • Servimedia
  • 30 Dezembro 2024

Os hospitais de Madrid estão em primeiro lugar em oito das doze especialidades analisadas no Índice de Excelência Hospitalar 2024, segundo o Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada.

De acordo com este índice, o Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz lidera três especialidades (Ginecologia, Pneumologia e Oncologia Médica), enquanto o Hospital Universitário La Paz lidera duas áreas (Pediatria e Reumatologia).

O IEH 2024 analisa anualmente a excelência dos hospitais espanhóis, tanto públicos como privados, através de três eixos: geral, regional e especialidades, revelando os três primeiros centros em doze disciplinas médicas.

A Comunidade de Madrid reafirma a sua liderança absoluta em relação às outras regiões ao colocar três hospitais no top nacional: o Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz (1.º), o Hospital Universitário La Paz (2.º) e o Hospital Universitário Gregorio Marañón (3.º).

DOMÍNIO NAS ESPECIALIDADES

O Hospital Universitário Quirónsalud Madrid lidera em Cardiologia, enquanto o Hospital Clínico San Carlos lidera em Neurologia e o Hospital Universitário Gregorio Marañón se destaca em Psiquiatria, completando o domínio de Madrid em oito especialidades.

A Catalunha alcançou o primeiro lugar em duas especialidades: o Hospital Universitario Vall d’Hebrón em Cirurgia Geral e Digestiva e o Centro Médico Teknon em Urologia, de acordo com o relatório do Instituto Coordenadas.

A solidez do sistema de saúde de Madrid também se reflete na classificação geral, onde tem cinco centros entre os dez melhores de Espanha, seguida da Catalunha com quatro e da Comunidade Valenciana com um.

O Vice-Presidente Executivo do ICGEA, Jesús Sánchez Lambás, sublinha que a liderança do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz se deve “ao seu modelo de gestão baseado na excelência, na inovação e nos cuidados centrados no doente”.

METODOLOGIA RIGOROSA

Para elaborar esta análise exaustiva, o Instituto Coordenadas realizou 2.250 inquéritos a profissionais de saúde em Espanha, em diferentes hospitais, avaliando parâmetros como a qualidade da assistência e a satisfação dos pacientes.

O estudo tem em conta fatores como o serviço hospitalar, o bem-estar percebido pelo paciente, a capacidade de inovação, os cuidados personalizados e a eficiência na utilização dos recursos atribuídos.

Os resultados mostram que a Andaluzia e a Comunidade Valenciana lideram numa especialidade cada: Dermatologia no Hospital Universitário Virgen del Rocío e Traumatologia no Hospital Universitário e Politécnico La Fe, respetivamente.

LIDERANÇA CONSOLIDADA

O Hospital Universitário Fundação Jiménez Díaz mantém a sua posição como o melhor hospital de Espanha com uma pontuação de 0,998 em 1, seguido do Hospital Universitário La Paz (0,995) e do Hospital Universitário Gregorio Marañón (0,989).

A metodologia IEH analisa os hospitais públicos e privados espanhóis com maior compromisso com a qualidade e a sustentabilidade de um sistema de saúde universal, avaliando múltiplos parâmetros de forma rigorosa.

O relatório destaca que esta análise permite identificar as melhores práticas e os centros de referência em cada especialidade, contribuindo assim para a melhoria contínua do sistema de saúde espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os hospitais de Madrid lideram oito especialidades médicas no ranking nacional de 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião