Dívida pública encolhe pelo quinto mês consecutivo. Recua 634 milhões de euros em novembro

Dívida pública caiu para 269,1 mil milhões de euros no penúltimo mês de 2024. No entanto, situa-se 2,3 mil milhões de euros acima do registado em igual período de 2023. 

A dívida pública manteve a tendência iniciada a meio do ano passado e voltou a cair em novembro. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), a queda de 633,69 milhões de euros face ao mês anterior levou o endividamento público para 269,1 mil milhões de euros. No entanto, situa-se 2,3 mil milhões de euros acima do registado em igual período de 2023.

A evolução em novembro face ao mês anterior reflete sobretudo a redução dos títulos de dívida de curto prazo, em 1,7 mil milhões de euros, parcialmente compensada pelo aumento de 800 milhões de euros dos títulos de dívida de longo prazo e dos Certificados de Aforro em 300 milhões de euros.

Os dados revelam ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram em dois mil milhões de euros face a outubro, para 12,8 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 1,3 mil milhões de euros, para 256,3 mil milhões de euros.

No Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o Ministério das Finanças prevê que o rácio da dívida pública caia de 97,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 para 95,9% em 2024, caindo novamente para 93,3% em 2025. “O crescimento do PIB nominal e o excedente primário contribuirão para a redução do rácio da dívida em, respetivamente, 9,1 pontos percentuais e cinco pontos percentuais do PIB, em 2024 e 2025”, lê-se no documento.

(Notícia atualizada às 11h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública encolhe pelo quinto mês consecutivo. Recua 634 milhões de euros em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião