BRANDS' TRABALHO A Talent Advantage das Organizações em 2025

  • BRANDS' TRABALHO
  • 6 Janeiro 2025

Catarina Ciríaco, Manager EY, People Consulting, partilha os cinco passos para chegar à Talent Advantage.

O EY 2024 Work Reimagined Survey revela como o trabalho está cada vez menos ligado às antigas ideias de carreira, compensação e local de trabalho, identificando os novos impulsionadores que orientam o negócio e a Talent Advantage.

De acordo com o estudo, apenas 32% das organizações têm capacidade estratégica para construir uma Talent Advantage com impacto positivo na produtividade e nos resultados de negócio.

O estudo revela ainda uma conclusão muito pertinente sobre a crescente mobilidade da força de trabalho entre empresas e setores. Se por um lado, o turnover e a competitividade de um mercado de talento global são muitas vezes entendidos como ameaças, agora ganha uma nova perspetiva e é identificado como uma dimensão chave para a criação da Talent Advantage.

Desta forma, o Talent Flow, enquanto métrica que considera os colaboradores que estão dispostos a despedir-se e aqueles que estão interessados em juntar-se a uma organização, passa a ser fundamental. Importa aceitar que a força de trabalho se movimentará cada vez mais, sendo necessário fazer evoluir a estratégia de pessoas, sob pena das organizações não conseguirem atrair, reter e motivar colaboradores que têm agora um mindset diferente do passado.

Assim, o turnover deixa de ser uma medida da ‘saúde organizacional’. Esta dimensão passa a ser avaliada a partir da probabilidade dos colaboradores recomendarem o seu empregador a amigos e familiares. Há três drivers que desempenham um papel essencial nesta recomendação: a cultura, a compensação e o desenvolvimento.

Tendo presente que empresas que apostam no desenvolvimento da Talent Advantage têm 7,8x mais propensão em lidar com sucesso com pressões externas e que a sua produtividade registou um significativo aumento de 6,5 nos últimos 2 anos, importa refletir e agir sobre estas dimensões.

Catarina Ciríaco, Manager EY, People Consulting

Como é possível alcançar a Talent Advantage?

O estudo da EY aponta 5 dimensões chave sobre as quais se deve refletir sobre o seu posicionamento atual e definir ações.

  • Talent Health and Flow: Aposte em ferramentas robustas de planeamento da força de trabalho, de contratação e de gestão de talentos que permitam integrar dados de mercado para melhor definir a estratégia de contratação e retenção. A sua empresa está preparada para as necessidades de recrutamento atuais e para reter as competências-chave?
  • Work Technology and GenAI: Apoie os seus colaboradores na utilização da IA nas suas funções e atividades de modo a potenciar a eficiência, agilidade e inovação. Está a potenciar a experiência tecnológica das suas pessoas e a endereçar os seus riscos?
  • Total Rewards Priorities: Otimize e segmente o pacote remuneratório global de modo a corresponder de forma diversa e personalizada às necessidades dos seus colaboradores. Está a otimizar as remunerações para potenciar a experiência dos colaboradores e o retorno do investimento?
  • Learning, skills and career pathways: Proporcione mudanças e aprendizagens personalizadas com recurso a metodologias comportamentais e métricas analíticas da força de trabalho. Está a criar o melhor ambiente para a produtividade dos seus colaboradores?
  • Culture and workplaces: Avalie os espaços de trabalho, utilização e design de modo a maximizar a conexão humana, cultura e investimento na localização. Como é que a sua organização concilia o trabalho remoto com a relevância da conexão humana?
  • A Talent Advantage é vital e praticamente 70% das organizações ainda não a alcançaram, havendo um longo caminho a percorrer. O ano de 2025 será claramente dedicado nas organizações a explorar as novas dimensões que definem o sucesso para a força de trabalho do futuro. Vale a pena refletir sobre qual a estatística que definirá a sua organização e a Equipa de People Consulting da EY, poderá ajudar a descobrir novos caminhos.

Catarina Ciríaco, Manager EY, People Consulting

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