5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 7 Janeiro 2025

No dia em que o Presidente da República recebe os partidos com representação na Madeira, o Eurostat dá conta da evolução da inflação e desemprego e o BdP sobre as taxas de juro nos depósitos.

No dia em que o Presidente da República recebe os partidos com representação na Madeira, o Eurostat dá conta da evolução da inflação e desemprego na zona euro e União Europeia, respetivamente, e o Banco de Portugal divulga dados sobre as taxas de juro nos depósitos e novos empréstimos.

Marcelo ouve partidos sobre Madeira

Esta terça-feira, o Presidente da Republica recebe em Belém os partidos políticos com representação na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, após a moção de censura ao Governo de Miguel Albuquerque. As audiências começam às 13h00 com o PSD e prolongam-se até às 16h com o PAN.

Como evoluiu o emprego e a inflação na Europa?

Depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter dado conta que a taxa de desemprego aumentou – ainda que ligeiramente – em novembro, será a vez do Eurostat dar conta dos dados a nível europeu. Além de publicar os dados mensais sobre o emprego, referentes ao mês de novembro, o gabinete de estatísticas vai publicar uma estimativa rápida da inflação na zona euro e ainda a atividade industrial, de outubro, na UE.

E as taxas de juro?

O dia fica marcado também pela divulgação dos novos dados relativos a novembro sobre as taxas de juro dos novos depósitos a prazo. Em outubro, as taxas voltaram a descer. O valor médio a que os bancos remuneram as poupanças fixou-se em 2,39%, refletindo a descida dos juros de referência do Banco Central Europeu. Além dos juros dos depósitos, o Banco de Portugal dará nota sobre os novos empréstimos do crédito a habitação.

Ministro da Educação vai ao Parlamento

Um dia depois do regresso às aulas, o ministro da Educação, Fernando Alexandre, vai à Assembleia da Republica prestar esclarecimentos sobre o início do ano letivo e a falta de investimento na escola pública, a pedido da Iniciativa Liberal.

Metodologia para o mercado de carbono dá os primeiros passados

A Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) do Mercado Voluntário de Carbono reúne-se na terça-feira e vai criar uma metodologia de carbono, que irá depois a consulta pública. O Mercado Voluntário de Carbono visa incentivar projetos que reduzam a emissão de gases com efeito de estufa ou de sequestro de carbono. A ambição do Governo é ter este mecanismo operacional ainda este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião