Barómetro ACEGE: Exportadoras devem procurar alternativas aos EUA com as tarifas de Trump

Maioria dos empresários dá nota positiva ao acordo UE/Mercosul, um acordo assinado no início de dezembro de 2024. Mas apenas a parte política. Acordo vai impor regras, objetivos e monitorização.

O Presidente norte-americano ameaçou impor tarifas de 25% às importações de alumínio e aço. Este é o mais recente capítulo da guerra comercial que se iniciou com a chegada de Donald Trump à Casa Branca. A Comissão Europeia garante que vai responder às “medidas injustificadas” dos EUA. Os empresários consideram que o caminho é procurar mercados alternativos.

De acordo com o último Barómetro ACEGE, 87,25% dos inquiridos defendem que as empresas exportadoras devem procurar alternativas aos EUA face às ameaças de Trump. Já 10,78% consideram que não é necessário diversificar mercados e 1,96% não sabe ou não responde.

México, Canadá e China foram os primeiros alvos de Trump. Mas um dia depois de ter assinado a ordem executiva para a aplicação de taxas aduaneiras de 25% aos produtos provenientes do Canadá e do México e de 10% da China, o Chefe de Estado norte-americano recuou e suspendeu a ordem por 30 dias depois de México e Canadá terem concordado em tomar medidas para reforçar a segurança das suas fronteiras e combater o tráfico de droga.

A Comissão recusa “responder a anúncios gerais sem mais pormenores ou esclarecimentos escritos” e prefere sublinhar que “as tarifas colocariam em causa o espírito de cooperação que há muito define as relações transatlânticas”. “Como aliados de longa data, a UE e os EUA construíram uma forte parceria económica baseada em valores partilhados, confiança mútua e cooperação”, acrescentou o porta-voz da Comissão Olof Gill.

Confiança não é a palavra escolhida pelos associados da ACEGE relativamente à escolha de multimilionários para a Administração de Trump. Elon Musk, CEO da Tesla e do SpaceX, é o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 450 mil milhões de dólares; Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments tem uma fortuna estimada de três mil milhões de dólares, a mesma de Linda McMahon. Scott Bessent e Chris Wright são outros nomes que integram o núcleo duro da Administração Trump.

A maioria (54,9%) dos que responderam ao barómetro, na primeira semana de fevereiro, considera que os multimilionários podem ser uma ameaça à democracia nos EUA. Em contrapartida 40,2% são de opinião contrária.

Ainda na frente comercial, a maioria dos empresários (54,9%) dá nota positiva ao acordo UE/Mercosul, um acordo assinado no início de dezembro do ano passado. Mas apenas a parte política. Este acordo começou a ser negociado em 1999, é o maior acordo comercial mundial, equivale a 25% da economia global e a 780 milhões de pessoas, ou seja, 190% da população mundial.

O acordo “vai impor regras, objetivos, uma monitorização, que é necessária, tem cláusulas para os direitos sociais, cláusulas de salvaguarda e também quotas e limites”, frisou o ministro da Agricultura, em entrevista ao ECO dos Fundos, o podcast quinzenal do ECO sobre fundos europeus no final de janeiro. José Manuel Fernandes considera que o acordo UE-Mercosul “é muito positivo” para Portugal.

Nota: O Barómetro é uma iniciativa mensal realizada em colaboração com o Jornal ECO, Rádio Renascença e Netsonda, e tem como objetivo saber a opinião dos Associados da ACEGE sobre temas da atualidade, não sendo por isso uma sondagem de opinião. Foi enviado por email a 1.094 associados da ACEGE, através de uma plataforma da Netsonda, e esteve aberto ao longo da primeira semana de fevereiro, tendo respondido 103 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barómetro ACEGE: Exportadoras devem procurar alternativas aos EUA com as tarifas de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião