Bruxelas canaliza 50 mil milhões de euros para investir em “inteligência artificial de confiança”
Somando aos 150 mil milhões de investimento privado da iniciativa EU AI Champions, a Comissão Europeia pretende mobilizar 200 mil milhões de euros para investir em inteligência artificial (IA).
A Comissão Europeia vai destinar 50 mil milhões de euros para investir em inteligência artificial (IA), pretendendo mobilizar até 200 mil milhões de euros de investimento público e privado nos próximos anos para ajudar a colocar a Europa na dianteira. O plano prevê a instalação de quatro “gigafábricas de IA” na União Europeia com um total de cerca de 100 mil chips de última geração para treinar modelos de IA avançados.
A presidente, Ursula Von der Leyen, fez o anúncio na cimeira global de IA que decorre em Paris, classificando esta iniciativa, batizada de InvestAI, como “a maior parceria público-privada do mundo para investimento no desenvolvimento de IA de confiança”.
No discurso, a presidente da Comissão Europeia explicou que, do montante global que a Comissão pretende mobilizar para IA, 150 mil milhões de euros correspondem ao compromisso anunciado esta semana pela iniciativa privada EU AI Champions Initiative.
Essa iniciativa, composta por mais de 60 empresas europeias, entre as quais a startup portuguesa Sword Health, foi lançada na segunda-feira e inclui o compromisso de investir até 150 mil milhões de euros em IA na Europa ao longo dos próximos cinco anos, “quando a Europa conseguir criar um enquadramento transparente e direcionado e promotor da competitividade” que torne “viáveis as oportunidades de investimento”.
Entre os investidores que contribuem para esse montante estão fundos como Balderton, Blackstone, CVC, DST Global, EQT, General Catalyst, Insight, KKR, Lightspeed e Warburg Pincus, segundo o anunciado na segunda-feira.
“Neste contexto, saúdo a EU AI Champions Initiative que se compromete 150 mil milhões de euros de fornecedores, investidores e da indústria. E hoje posso anunciar que com a nossa iniciativa InvestAI iremos somar mais 50 mil milhões de euros, pelo que pretendemos mobilizar um total de 200 mil milhões de euros de investimento em IA na Europa”, disse Ursula Von der Leyen esta terça-feira, em Paris.
O discurso foi ouvido presencialmente por chefes de Estado e líderes de todo o mundo, incluindo o Presidente francês Emmanuel Macron; o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; o secretário-geral das ONU, António Guterres; e o vice-presidente dos EUA, JD Vance. O Governo português encontra-se representado pela ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
Num comunicado divulgado após o discurso, a Comissão Europeia refere que os 200 mil milhões de euros que pretende mobilizar para investir em IA incluem 20 mil milhões de euros para “gigafábricas de IA”. “Estas grandes infraestruturas de IA são necessárias para possibilitar o desenvolvimento aberto e colaborativo dos modelos de IA mais complexos e para tornar a Europa num continente IA”, indica a mesma nota.
“Esta parceria público-privada única, semelhante a um CERN para IA, irá permitir aos nossos cientistas e empresas — não somente as maiores — desenvolverem os maiores modelos mais avançados para tornar a Europa num continente IA”, acrescenta Von der Leyen, citada na mesma nota. O CERN é uma organização intergovernamental para investigação nuclear.
O financiamento inicial da iniciativa InvestAI virá de programas europeus já existentes, como o Programa Europa Digital, o Horizonte Europa e o InvestEU. “Os Estados-membros poderão também contribuir através da programação de fundos dos seus envelopes de Coesão”, sublinha a Comissão.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h07)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas canaliza 50 mil milhões de euros para investir em “inteligência artificial de confiança”
{{ noCommentsLabel }}