CTT procuram sugestões de temas para a sua edição de selos de 2026
Os CTT querem sugestões relacionadas com vultos da história e da cultura, datas da história e temas de projeção internacional ou que evoquem aspetos distintos do património cultural e natural.
Os CTT querem receber sugestões de temas para as suas coleções de selos do próximo ano. Qualquer pessoa pode enviar sugestões até ao dia 31 de março.
“Os selos são mensageiros privilegiados do património natural e cultural de um povo. Com o correio que enviamos, partilhamos apontamentos da nossa história e tradições, curiosidades literárias, exemplos de arquitetura e de biodiversidade. Assinalamos datas célebres, homenageamos vultos da nossa cultura, distinguimos momentos que, pela sua relevância, são de toda a humanidade”, referem os CTT, em comunicado.
Nesta ótica, os CTT solicitam que todos os interessados enviem sugestões de temas “que, pela sua importância, possam ilustrar os selos postais do próximo ano”.
As sugestões devem ir ao encontro de certos temas como os de “vultos da história e da cultura“, ou seja, “personalidades que, pelo seu percurso e obra incontornáveis, se destacaram no panorama nacional e cujas datas comemorativas do nascimento assinalamos (centenários, bicentenários e outras datas de relevo)”.
Outras duas áreas passam por “datas da história“, sendo procurados “acontecimentos que determinaram e contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da nossa identidade como povo”, ou acontecimentos de “projeção internacional“, ou seja, “acontecimentos que, dada a sua relevância e o seu pendor global, marcam as relações de Portugal com outros povos e culturas, sendo merecedores de celebração mundial”.
Os CTT procuram ainda sugestões “temáticas“, relativas a “temas de âmbito geral que evocam aspetos distintos do nosso património cultural (material e imaterial) e natural, assinalando a nossa singularidade como povo”.
O envio das propostas deve ser feito até ao final do próximo mês de março para a responsável das Novas Emissões de Filatelia dos CTT, Lurdes Além, por via postal (para Avenida dos Combatentes, 43, 1643-001 Lisboa) ou através do email [email protected]
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.