Symington revoluciona gestão com entrada da 5.ª geração. Conheça os novos líderes do grupo de vinhos
Dona da Graham’s aproveita reforma de Johnny Symington para passar testemunho aos primos e à próxima geração da família. Rupert passa a chairman e a liderança executiva é dividida por Charles e Rob.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2025/02/cropped-johnny-symington_01-scaled-2.jpg)
É uma verdadeira revolução na gestão de topo da Symington Family Estates, histórica empresa que detém as marcas de vinho do Porto Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, e as referências de DOC Douro Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e Chryseia, além de outros projetos mais recentes no Alentejo e na região dos Verdes.
A saída de Johnny Symington da presidência do conselho de administração, que se reforma no final de fevereiro após 40 anos na empresa e seis anos nesta função, é aproveitada pelo grupo para a passagem de testemunho aos primos e à próxima geração da família. A última grande mudança tinha sido concretizada em janeiro de 2019, quando Rupert sucedeu ao primo Paul na presidência executiva.
O lugar de Johnny Symington, nascido no Porto em 1960, vai ser ocupado por Rupert Symington, igualmente pertencente da 4.ª geração da família e que nos últimos seis anos ocupou o cargo de CEO.
Por outro lado, a maior proprietária de vinhas no Douro – detém 25 quintas que totalizam mais de 2.500 hectares, dos quais 1.050 são de vinha – passa a ter uma liderança executiva bicéfala, com a ascensão do primo Charles e com a entrada para co-CEO de Rob, representante da 5ª geração da família.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2025/02/charles-rupert-rob-symington.jpg)
Em termos de distribuição de áreas, Charles continuará responsável pela produção de vinhos da família, enquanto Rob terá a cargo a orientação das áreas comercial, enoturismo, people & culture e sustentabilidade.
Outros seis elementos da nova geração – Charlotte, Harry, Anthony, Vicky, Teresa e Hugh – assumem também responsabilidades nas áreas de marketing, vendas e enoturismo, de acordo com a informação divulgada esta quarta-feira pela família Symington. De ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, produz vinhos no Norte de Portugal desde 1882 e foi uma das fundadoras da Primum Familiae Vini, uma associação de 12 famílias europeias produtoras de vinho.
Tenho enorme confiança naqueles que me vão suceder, bem como no futuro da empresa. Estou convicto que o nosso duradouro legado e reputação de qualidade e confiabilidade irão perdurar.
Foi em 1985 que Johnny Symington entrou no negócio da família, voltando nessa altura de Londres, onde trabalhou numa empresa tecnológica ligada ao ramo farmacêutico depois de concluir os estudos em Portugal e Inglaterra. Foi cônsul-honorário do Reino Unido no Porto entre 2005 e 2013 e, pelos serviços em prol da comunidade britânica no Norte de Portugal, foi condecorado com a ‘Magnífica Ordem do Império Britânico’ (MBE na sigla original) pela Rainha Isabel II.
“A nossa empresa atravessou grandes e sucessivas transformações nestas décadas, o que lhe permitiu tornar-se mais relevante e bem-sucedida num mercado em acelerada mudança e altamente competitivo. (…) Tenho enorme confiança naqueles que me vão suceder, bem como no futuro da empresa. Estou convicto que o nosso duradouro legado e reputação de qualidade e confiabilidade irão perdurar. Manteremos a nossa capacidade de adaptação a um mundo que muito provavelmente mudará nos próximos 40 anos tanto ou mais que nos últimos 40″, refere Johnny Symington.
Além das quatro casas de vinho do Porto (Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s) e dos vinhos tranquilos do Douro, que se estreou a produzir em 1999 (Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e Chryseia, em parceria com a Prats), tem projetos mais recentes no Alto Alentejo (Quinta da Fonte Souto) e nos Vinhos Verdes (Casa de Rodas, em Monção e Melgaço).
Está também presente nos espumantes com as marcas Vértice (Caves Transmontanas), comprada em 2022, e Hambledon, adquirida um ano depois no Reino Unido, detendo 50% de cada um destes produtores. No enoturismo destacam-se os centros de visitas em Gaia e no Alentejo ou os dois restaurantes na duriense Quinta do Bomfim, prometendo ainda “um novo e aliciante projeto na baixa do Porto, a estrear brevemente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Symington revoluciona gestão com entrada da 5.ª geração. Conheça os novos líderes do grupo de vinhos
{{ noCommentsLabel }}