Symington e Berry Bros & Rudd compram produtor de espumante inglês Hambledon

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Novembro 2023

Dono de marcas de vinho do Porto e de vários projetos no Douro, o grupo Symington comprou um dos principais produtores de espumante de Inglaterra a meias com a Berry Bros & Rudd.

A Berry Bros & Rudd, empresa especializada em vinhos finos, e a Symington Family Estates, grupo que detém várias quintas no Douro e as casas de vinho do Porto Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, confirmaram esta sexta-feira a aquisição conjunta, em partes iguais, da produtora de espumante britânica Hambledon Vineyard.

Num comunicado em que não revela o valor da aquisição, o grupo Symington informa que “a oferta pública de aquisição reuniu a aceitação por parte de 90% dos acionistas do produtor inglês”, pelo que ambos os parceiros “podem agora avançar com a aquisição de 100% da Hambledon”.

A Hambledon Vineyard, que foi a primeira vinha comercial plantada em Inglaterra, em 1952, é não só a primeira aquisição, por parte de um produtor português, de uma empresa de vinho espumante inglês, como também representa o primeiro projeto de produção de vinho da família Symington no estrangeiro.

Com 80 hectares de vinha, a propriedade da produtora britânica de espumante agora adquirida pelas duas empresas do setor do vinho localiza-se no condado de Hampshire, no extremo sul de Inglaterra. “É um dos poucos produtores de vinho espumante do Reino Unido com capacidade para produzir acima de 500.000 garrafas por ano de espumantes a partir de produção própria na propriedade – em solos 100% calcários”, lê-se no comunicado.

The Mill Down House, propriedade da Hambledon Vineyard. Foto cedida pela Symington

“A qualidade dos vinhos é absolutamente notável e espelha o fantástico terroir da Hambledon, com as castas clássicas de Champagne (Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay) cultivadas exclusivamente em solos calcários. (…) Acreditamos que temos aqui vinhos espumantes de classe mundial que desempenharão um papel proeminente na afirmação global do espumante inglês como um vinho mundialmente reconhecido“, afirma Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates, citado no comunicado.

De ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, desde 1882 que a família Symington produz vinho do Porto e DOC Douro. É a maior proprietária de quintas da região, num total de 26, entre as quais a Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington – Chryseia. Além disso, detém as marcas de Porto Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s.

Já a presidente da Berry Bros & Rudd, Lizzy Rudd, diz partilhar “os mesmos valores e a mesma filosofia” do grupo Symington, considerando que a parceria “irá trazer estabilidade e crescimento a este negócio num enquadramento muito positivo para os vinhos espumantes ingleses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Symington e Berry Bros & Rudd compram produtor de espumante inglês Hambledon

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião