Symington e Anselmo Mendes fecham negócio nos vinhos verdes

  • ECO e Lusa
  • 24 Maio 2023

Nova joint-venture entre a família Symington e o enólogo Anselmo Mendes vai comercializar os vinhos da Casa de Rodas, comprada no final do ano passado, e da marca Contacto.

A Symington Family Estates e o enólogo Anselmo Mendes anunciaram a criação de uma empresa para comercializar os vinhos produzidos na Casa de Rodas, adquirida no final de 2022 pelo grupo conhecido pelos vinhos do Porto e do Douro, num acordo que envolve também a compra da marca Contacto.

Esta joint-venture reforça a cooperação entre dois dos principais produtores de vinho a nível nacional, com as duas partes a “trabalharem em conjunto, com maior proximidade, na valorização desta incontornável região vitivinícola de Portugal e na promoção de Vinho Verde premium de qualidade”.

O negócio surge na sequência da compra da propriedade da Casa de Rodas, na sub-região de Monção e Melgaço, detendo as famílias partes iguais da empresa que tem como objetivo comercializar os vinhos que serão produzidos nesta propriedade, descrevem em comunicado.

O projeto conjunto inclui a aquisição, pela nova empresa, da marca Contacto, que tem conhecido um “assinalável sucesso” tanto em Portugal como no estrangeiro e cujo desenvolvimento ambas as partes acreditam ser possível, em conjunto, potenciar.

“Monção-Melgaço tornou-se nos últimos anos numa singular região produtora de vinhos brancos de classe mundial. Como oriundo de Monção, tenho imenso orgulho em fazer parte daquele sucesso. Esta parceria da minha família com a família Symington deixa-me duplamente satisfeito, pois juntos iremos criar valor acrescentado nas nossas marcas e ainda contribuir para o maior reconhecimento dos vinhos” desta sub-região, frisou Anselmo Mendes, que detém três quintas num total de 60 hectares, plantadas com a casta Alvarinho, sendo a Quinta da Torre o maior espaço vinhateiro da região.

Rupert Symington, citado no mesmo comunicado, afirma acreditar “no estabelecimento de parcerias de longa duração com parceiros com visão idêntica”. Acrescentando, sobre a marca Contacto, que é um “excelente exemplo de uma marca de excelência do Vinho Verde produzida inteiramente com a casta Alvarinho”. “Tem uma boa distribuição em Portugal, bem como noutros mercados internacionais”, acrescenta.

Sobre a ambição da Symington Family Estates em relação a vinhos tranquilos, Rupert Symington disse acreditar “que Portugal tem um enorme potencial de produção ainda inexplorado”. E afirmou estar empenhado “em estar na primeira linha da consolidação desta reputação, particularmente nos mercados de exportação onde muitas marcas de vinho portuguesas estão sub-representadas”.

“O nosso objetivo visa a liderança na produção de vinhos nas regiões onde estamos presentes e estamos confiantes que estes novos investimentos no Vinho Verde de excelência preenchem uma lacuna no nosso portefólio”, assinalou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Symington e Anselmo Mendes fecham negócio nos vinhos verdes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião